segunda-feira, 8 de setembro de 2008

João da Costa lidera com 46,3%

João da Costa lidera com 46,3%


A segunda pesquisa de intenções de voto para a sucessão do Recife, divulgada, hoje, com exclusividade pela Folha de Pernambuco em parceria com o NEPD/Fade/UFPE, aponta um crescimento de mais de dez pontos percentuais do candidato do PT, João da Costa, em um período de doze dias. O petista permanece na liderança da disputa, agora com 46,3% dos votos. Na última pesquisa apresentada - no dia 25 de agosto -, estava com 36,5%. O estudo foi realizado nos dias 3 e 4 deste mês, e traz a sua maior amostra de entrevistados: 3.710 eleitores. No passado, foram 2.976 entrevistas. Os adversários Mendonça Filho (DEM) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC) apresentaram novas quedas de percentual.

Em segundo lugar, o democrata passou de 23,7% na primeira pesquisa para 20,4%. O social-cristão, como terceiro colocado, saiu de 16,9% para 11,3%. Já o postulante do PMDB, Raul Henry, ainda que continue como quarto colocado, saiu dos 5,1% para 7,3%. Edilson Silva, do PSOL, aparece com 1,2% das intenções, 0,3% a mais do que na amostragem passada (0,9%). Kátia Telles, do PSTU, manteve o seu percentuação de avaliação, mesmo oscilando de 1,2% para 1,1%. Por sua vez, o candidato do PCB, Roberto Numeriano, passou de 0,3% para 0,5%. Os votos brancos, nulos e de eleitores indecisos somam 11,8%. E se comparados ao último percentual, registraram uma queda de 3,3 pontos percentuais.

O detalhamento das intenções de voto por microrregiões também foi ampliado nesta pesquisa, e passou de oito para dez, chegando à localidades que quase nunca são alvo dos estudos eleitorais, a exemplo das comunidades do Caranguejo, Coque e Vasco da Gama.

Ao todo, foram 46 bairros abordados, seguindo a mesma metodologia em que os eleitores preservavam os seus nomes, recebiam a cédula para identificação da candidatura e identificavam dados de idade, sexo, escolaridade, renda e bairro. Também nesta pesquisa detalhada, João da Costa aparece como o melhor avaliado em todas as microrregiões. Mais do que isso, o petista conseguiu elevar todos os seus percentuais.

A maior avaliação do candidato do PT está na microrregião Alto José do Pinho/Morro da Conceição/Vasco da Gama/ Beberibe/Macaxeira/Córrego do Jenipapo, com 56,8% dos votos. Outros 16,6% do eleitorado vota em Mendonça, 10,1% em Cadoca, e 5,4% em Raul Henry.O candidato petista tem situação confortável também na microrregião do Cordeiro/ Torre/Madalena/Iputinga/Engenho do Meio/San Martin/Mustardinha, onde soma 50,1% das intenções, enquanto o segundo colocado, Mendonça Filho, tem 18,4%, e Cadoca, 12,8%.

A microrregião que aparece com a disputa mais acirrada é a de Boa Viagem/Setúbal/ Pina/Brasília Teimosa/ Ipsep/Lagoa do Araçá/Imbiribeira, onde João da Costa aparece com 36,3% dos votos - o menor percentual registrado por ele -, contra 25% de Mendonça, e 13,8% de Cadoca. Aliás, era nesta mesma microrregião em que o prefeiturável democrata apareceu melhor avaliado na primeira pesquisa, com 27,8%. A pesquisa foi registrada no cartório da 9ª Zona Eleitoral sob o número 47/2008.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails