segunda-feira, 29 de junho de 2009

Brasil é campeão da Copa das Confederações

A Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos ontem por 3 a 2, de virada, e conquistou seu terceiro título da Copa das Confederações. Foram cinco vitórias em cinco jogos na África do Sul, sede da próxima Copa do Mundo.



Defendendo uma invencibilidade de quase um ano, e buscando a sétima vitória seguida, a seleção canarinho enfrentou a grande zebra da competição no Ellis Park, em Johanesburgo. Os Estados Unidos de novo surpreenderam o mundo ao abrir 2 a 0 no primeiro tempo de jogo, com gols de Dempsey e Donovan, em duas falhas da zaga brasileira.

Na primeira fase, os ianques passaram para as semifinais no último jogo, tirando a atual campeã do mundo, Itália, da competição. Para chegar à final, a equipe americana venceu e eliminou a Espanha, atual campeã européia e líder do ranking da FIFA.

No início da etapa final, aos 40 segundos, Luís Fabiano começou a reação brasileira ao marcar chutando no canto das redes americanas. Aos 14 minutos, Kaká cabeceou dentro da pequena área e o goleiro Howard tirou de dentro do gol. O árbitro sueco Martin Hansson não viu o lance e mandou o jogo seguir.

Depois da pressão inicial brasileira, os norte-americanos voltaram a assustar. Foi então que o técnico Dunga fez duas alterações decisivas. Saíram André Santos e Ramires para a entrada de Daniel Alves e Elano. O Brasil ganhou mais velocidade e qualidade no toque de bola.

Aos 29, Kaká cruzou e Robinho acertou a trave. No rebote, Luís Fabiano cabeceou para o gol, empatando a partida. Dez minutos depois, Elano cobrou escanteio e o capitão da equipe, Lúcio, fez o gol da virada e do título. Após a partida o zagueiro comemorou muito e se emocionou ao lembrar que havia sido mandado embora de seu clube, o Bayern de Munique, durante a semana.

Kaká foi eleito o melhor jogador da competição e Luís Fabiano foi o artilheiro com cinco gols marcados.

Na decisão do terceiro lugar, a Espanha venceu a África do Sul por 3 a 2 na prorrogação.

Em 2010, quando voltar à África do Sul para tentar o hexacampeonato mundial, o Brasil vai precisar quebrar o tabu de que nenhum time campeão da Copa das Confederações conseguiu ir longe na Copa do Mundo seguinte.

Publicada em www.idea1.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails