segunda-feira, 25 de junho de 2007

Consciencia Social

Não poderia deixar de relatar algo que aconteceu ontem comigo. Um fato lamentável que me fez pensar muito na noite de ontem.

22h. Estava eu voltando a pé da casa de minha namorada pelas ruas escuras de Rio Doce em Olinda, quando me deparei com uma mulher que saia de baixo de um prédio muito assustada. "Ainda bem que tu aparecesse. Vou aproveitar para ir agora", falou a mulher que aparentava ter uns 50 anos. Perguntei o que tinha acontecido, ela apontou para um rapaz que estava adiante e disse "tem um cara bem estranho alí!".

Logo a frente estava um homem negro de sandalhas Havaianas, bermuda e camisa. Nada de assustador como aquela mulher falou.

Nesse momento o rapaz começou a andar em nossa direção e eu pude perceber que ele estava recolhendo material recclável pela rua. A senhora gritou "Ai, Jesus! Jesus!" e saiu correndo...Eu continuei andando em direção ao rapaz e ele em minha direção.

Ao passar por ele, olhei em seus olhos e vi que ele estava bastante transtornado, pois estava apenas tentando garantir seu pão e alguém tinha lhe confundido com um marginal. Eu fiquei tão sem graça que não soube o que fazer. Disse apenas um tímido "Opa!" e segui meu caminho assim como ele seguiu o dele.

É verdade que violencia anda tão banalizada nas grandes cidades que as pessoas estão traumatizadas. Mas não podemos cometer erros do tipo que esta senhora, que não conheço, cometeu. São essas atitudes que promovem o ódio e o rancor no mundo, o que só piora as coisas.

Fica meu apelo para que as pessoas pensem antes de agir. Para que o mundo seja um lugar melhor!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails