terça-feira, 3 de julho de 2007

Desrespeito pela vida

As imagens do Jornal da Globo de ontem, que mostraram o drama do vigilante Antônio de Souza em busca de atendimento médico, em quanto sofria um infato no Pará, me trouxeram um sentimento de tristeza e indignação. A reportagem mostrou o nível de desrespeito pela vida que hoje enfrentamos.
O vigilante passou mal assim que acordou. Às 7:30h, os familiares lhes levaram a um hospital da cidade de Belém. Ao chegar, deram de cara com funcionários do lado de fora protestando contra as pessimas condições da unidade de saúde.
Lá foi detectado o infarto e o homem deveria ser levado imediatamente a um hospital com UTI, coisa que não aconteceu. As imagens são fortes e mostram Antonio com muita falta de ar, agonizando e esperando por socorro. Como o Hospital estava sem Ambulância, os familiares ligaram para o SAMU. A Ambulância só chegou três horas depois, muito tarde. Antônio de Souza faleceu ao lado dos familiares, que desesperados tentaram realizar, sem sucesso, uma massagem cardíaca. Tudo registrado pela câmera.
O sindicato dos servidores de saúde da cidade disseram que o único desfribilador está quebrado há três meses, já a secretaria municipal de saúde disse que o aparelho funciona e que foi usado no paciente.
A família do falecido afirmou que nenhum aparelho desfribilador funcionava e que depois de um pré atendimento, o vigilante foi abandonado pelo médico.
Veja o vídeo no link a baixo:
Aquei em pernambuco, algo semelhante aconteceu. Um homem bêbado foi atropelado ontem pela manha na Avenida Norte. Com fraturas numa perna e em um braço, além de vários cortes pelo corpo, Joselmo de Oliveira de 49 anos agonizou durante uma hora antes de ser socorrido. A ambulancia do SAMU até que chegou, mas não possuia macas, pois todas estavam ocupadas no Hospital da Restauração. Teve que esperar o corpo de bombeiros para ser resgatado. O homem está em estado grave no HR.

Israel Leal com informações da Folha de Pernambuco e do G1

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails