quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sport 3 X 1 Inter

Leão da Ilha faz mais uma vítima fatal na Copa do Brasil





Confesso que me emocionei. Às 20:30h, momento em que saia da faculdade e passava pelo quartel e praça do derby, há cerca de 1 km do estádio da Ilha do retiro, onde daqui a pouco aconteceria o jogo decisivo entre os dois Sports (o Sport Club do Recife e O Sport Club Internacional de Porto Alegre), válido pela copa do Brasil. O barulho dava para ser ouvido claramente de onde eu estava. Os cerca de 20 mil torcedores que já se encontravam no local do jogo, gritavam com toda empolgação possível.

“Sport! Sport! Sport!!!!” “Casar! Casar! Casar! Casar! Casar! A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzaca! Sport! Sport! Sport!!!!”

Não tinha como não me arrepiar. Imediatamente peguei meu mp3 player e sintonizei na JC/CBN, onde a jornada esportiva já começara.

Para falar a verdade, o jogo entre Sport e Internacional já era notícia no Recife desde a noite anterior, quando torcedores rubro-negros estouraram fogos próximo ao hotel em que o Inter estava hospedado, revidando assim o ataque dos torcedores colorados aos jogadores leoninos em Porto Alegre.

Durante todo o dia do jogo, era só o que se falava na cidade. Até as pautas deram uma trégua durante a tarde na redação da Rádio Folha FM. Mas infelizmente, o veículo em que trabalho não cobre eventos esportivos.

Voltando ao momento do jogo, não tinha como não me envolver. Assim que cheguei em casa liguei o computador e acompanhei lance a lance a partida emocionante. Quer queira quer não, Pernambuco vestiu vermelho e preto ontem.

O primeiro gol do Sport, marcado por Leandro Machado, logo aos 3 minutos do primeiro tempo, fez meu pulso socar o ar instintivamente. Nesse momento já chegava em casa às 22h. A rua estava deserta e escura, mesmo assim, o barulho de torcedores comemorando o gol foi impressionante. Perguntei-me assustado: de onde veio isso?

Quando o zagueiro empatou o jogo ainda no primeiro tempo, pude escutar o barulho de fogos. Não sei se por gozação, ou por frustração. Mas escutei e fiquei emburrado. Só abri a cara de novo quando ouvir a torcida incentivar o time gritando “Sport! Sport! Sport!”.

Confesso que desacreditei do Leão da Ilha, quando o segundo tempo começou e os gols não vieram. A expulsão de Luciano Henrique depois do gol de Roger e me fez sentir isso ainda mais intensamente. Fazer mais um gol naquela situação e ainda segurar o placar seria demasiadamente difícil! Mas a patada de Durval na falta cobrada aos 32 foi impressionante. Era o rugido do Leão da Ilha que fazia mais uma vítima fatal.

Mas nada de confundir as coisas. A situação me fez torcer pelo Sport, como outra situação me faria torcer por Santa Cruz e Náutico. Espero que o futebol de Pernambuco possa se mostrar para o mundo e atrair outras oportunidades.

Se tiver de ser campeão, o Sport terá de vencer pelo menos 2 de 3 grandes times do futebol brasileiro: Botafogo, Vasco e Corinthians. Talvez, a única pedra na frente do Sport seja o clube paulista, que coincidentemente também se chama Sport (Club Corinthians Paulista). Embora esteja disputando a série B do brasileirão, o Corinthians está muito motivado para ganhar a Copa do Brasil, já que essa é a única oportunidade que o time vai ter de se classificar para a Taça Libertadores da América de 2009.

Mas creio que o Sport tenha um time capaz de ser campeão sim. Se não for, também tem toda a capacidade de ficar entre os quatro primeiros colocados do campeonato Brasileiro desse ano e disputar com dignidade a Libertadores do ano que vem.

Avante Sport! Que pernambuco garanta seu lugar entre os grandes!

Israel Leal

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails