sexta-feira, 26 de outubro de 2007

REUNI gera protesto na UFPE

De forma arbitrária, Conselho Universitário da UFPE ignora manifestação de estudantes e aprova REUNI



A manhã desta sexta-feira (26) foi marcada pelo protesto dos estudantes que tentavam ser ouvidos antes da realização da reunião do Conselho Universitário da UFPE para decidir a adesão ou não da instituição ao Plano de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o REUNI do Governo Federal.

Por volta das 9h, cerca de 150 estudantes marcharam em direção à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco portando megafones e faixas com dizeres contra o REUNI. Logo na chegada, seguranças do local tentaram impedir a entrada dos manifestantes, o que originou um conflito. Na confusão, Tiago Santos, aluno de ciências sociais, foi preso e levado à sede da Polícia Federal para prestar depoimento.

Mesmo invadindo o local, se posicionando frente à porta da sala de reunião e impedindo a entrada de quase metade dos conselheiros, o reitor Amaro Lins conseguiu aprovar o REUNI com os vinte seis conselheiros que conseguiram chegar ao local. Foram 23 votos a favor do projeto, 2 contra e 1 abstenção.

Os estudantes decidiram permanecer na Reitoria até que a reunião e a votação fossem anuladas. A principal reivindicação do movimento é que seja feita uma consulta popular com os membros da comunidade acadêmica antes que se tome tal decisão que mudará os rumos da universidade pública brasileira.

A ADUFEPE (Associação dos Docentes da UFPE) e o SINTUFEPE (Sindicato dos Trabalhadores da UFPE) estiveram presentes à reunião levando moções contrárias à realização da votação e apontando a nocividade do projeto para a educação superior.



NOTA DOS ESTUDANTES:

Ocupação da Reitoria da UFPE: Contra o REUNI!

Durante a manhã desta sexta-feira, dia 26 de outubro, o Conselho Universitário da UFPE votou e aprovou, de maneira arbitrária (inclusive sem convocar alguns Conselheiros), o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais”, o REUNI (Decreto n° 6096/2007), apresentado pelo Governo Federal.

No decorrer da reunião do Conselho, os/as estudantes organizaram um protesto pacífico dentro da Reitoria, em repúdio à implementação do REUNI. Entretanto, não fomos recebidos da mesma forma pelos guardas patrimoniais da UFPE que faziam a segurança do local, chegando a utilizar de força física pra inibir o conjunto dos estudantes que estavam presentes no ato.

Acreditamos que o conjunto da comunidade acadêmica da UFPE não teve a possibilidade de debater devidamente o tema. Nós, estudantes, professores/as, técnicos/as administrativos, lutadores e lutadoras sociais, estamos, neste momento, ocupando a reitoria da UFPE e permaneceremos no local até que tenhamos como encaminhamento da Reitoria a não implementação do REUNI em nossa universidade.

Entre outros pontos, o REUNI significa o aumento do número de estudantes com a mesma estrutura da Universidade, ter aumento no número de vagas, sem garantir financiamento suficiente para impedir o atual processo de sucateamento da Universidade Pública. Determina ainda a inviabilização da pesquisa e da extensão, além de elevar a taxa de conclusão da graduação para 90%, formando apenas estatísticas para o Governo Federal, mascarando a verdadeira situação de abandono da Universidade Pública.

Somos solidários com a causa de todos e todas que neste momento aderem à luta nacional por uma universidade pública, gratuita e de qualidade, voltada para o verdadeiro tripé no qual ela deve se sustentar – extensão, pesquisa e ensino – e lutaremos para que a Universidade cumpra seu papel de instrumento para emancipação e transformação de nossa sociedade. Por isso, somos

CONTRA A IMPLEMENTAÇÃO DO REUNI NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS!

Ascom ADUFEPE

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails