domingo, 18 de maio de 2008

Falta uma semana para o retorno de Indiana Jones!

Uma semana antes da estréia, Indiana Jones está na Globo

A menos de uma semana para a estréia mundial de "Indiana Jones e o Reina da Caveira de Cristal", a rede Globo, depois de muitos anos, exibe neste domingo (18) o segundo filme da série: "Indiana Jones e o Templo da Perdição".

E para comemorar, o site G1 publicou hoje uma matéria especial sobre os vilões do filme. Confira:

Vilões de 'Indiana Jones e o Templo da Perdição' eram seita real de assassinos
Eles não comiam cérebro de macaco nem desenvolveram técnicas para arrancar o coração da vítima ainda batendo, mas os thuggees, vilões do filme "Indiana Jones e o Templo da Perdição", realmente aterrorizaram a Índia durante séculos. E são motivo de um ferrenho debate acadêmico entre os historiadores: seriam meros latrocidas, assassinos focados inteiramente no lucro, ou uma seita fanática?


Apesar do ambiente fantasioso, a segunda aventura do arqueólogo vivido por Harrison Ford até que menciona algumas informações historicamente confiáveis sobre os thuggees (algo como "ladrão" ou "pilantra" em hindi). Ao chegar a um palácio indiano nos anos 1930, época em que os britânicos governavam a região, Indy e sua trupe ouvem rumores de que os thuggees teriam voltado a agir, embora o grupo de bandidos tivesse sido oficialmente eliminado por volta de 1870.

De fato, no começo do século 19, a vilania dos thuggees se tornou legendária no Império Britânico. Eles chegaram até a ser incorporados ao vocabulário da língua inglesa, inspirando a palavra thug, muito utilizada hoje para designar capangas ou bandidos violentos de baixa extração.

Origens antigas

Mas o grupo, ao que tudo indica, surgiu muito antes do Raj britânico (nome dado ao domínio do Reino Unido na Índia). Crônicas medievais do século 14 falam dos assassinatos praticados pelos thuggees e do fato de que um sultão indiano os expulsou de seu território, sem, no entanto, prendê-los. A partir daí, acredita-se que os thuggees tenham agido de forma relativamente impune durante séculos.

A técnica de latrocínio do grupo envolvia ganhar a confiança de viajantes incautos e acompanhá-los por dezenas ou até centenas de quilômetros, até o momento favorável para o ataque. Os viajantes eram, então, estrangulados com lenços ou guardas, despojados de todos os seus pertences e enterrados em locais secretos.

E é aí que começa a polêmica. Vários relatos se referem ao uso que os thuggees faziam de certos rituais religiosos específicos durante seus crimes. Os principais envolviam a consagração da picareta usada para escavar os túmulos das vítimas, bem como o sacrifício de torrões de açúcar não-refinado, à deusa hindu Kali (também citada na aventura de Indiana Jones).

Divindade feroz


Em muitas tradições do antigo hinduísmo, Kali é retratada como uma deusa ferocíssima, associada à morte e à violência. Ela carrega um colar de cabeças decapitadas e, em algumas pinturas, aparece dançando sobre o cadáver de seu próprio marido, Shiva.

Durante o domínio britânico, muitos tendiam a atribuir os assassinatos em série cometidos pelos thuggees a uma espécie de devoção fanática por Kali. Alguns historiadores modernos aceitam o elemento religioso na formação dos thuggees, mas dizem que há poucas diferenças práticas entre as crenças deles e as populações que predavam. Outros, no entanto, apontam o fato de que a "profissão" de thuggee passava geralmente de pai para filho, ou lembram que era só era possível "aprendê-la" com um guru -- traços de uma espécie de dever religioso.

De qualquer maneira, a fé em Kali não ajudou muito os thuggees quando o poderio do Raj britânico se voltou contra eles. Ao longo dos anos 1830, o funcionário britânico William Sleeman conduziu a primeira grande investigação criminal contra o grupo. Mais de 3.000 thuggees foram presos, sendo executados ou exilados. Membros da própria seita foram usados como informantes -- entre eles Behram, considerado o maior serial killer da história, com mais de 900 mortes na sua ficha.

Fonte: G1


Então, para os fãs, o filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição” vai ao ar neste domingo, 18.05, às 23:45h, no Domingo Maior.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails