sexta-feira, 27 de junho de 2008

Fim da greve dos motoristas e cobradores

Fim da greve dos motoristas e cobradores de ônibus

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, Patrício Magalhães, confirmou, na manhã desta sexta-feira (27), o fim da greve dos motoristas e cobradores de ônibus. O reajuste salarial da categoria ficou estabelecido em 7,14%.

A decisão foi tomada numa assembléia do Sindicato, convocada para analisar a proposta feita na última quinta (26), pelo Ministério Público do Trabalho. O procuraodor Aluízio Aldo da Silva Júnior chegou a um acordo com as empresas, para evitar que os grevistas sofressem punição nem o desconto dos dias parados. Segundo a Associação dos Motoristas, o percentual inicial reivindicado pela categoria, 12,48%, foi reduzido três vezes - para 12%, 10% e, finalmente, 7,14%.

A reunião que estava prevista para as 11h, entre patrões e empregados, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, está mantida. Nesse encontro, deve ser homologado o percentual que será aplicado no aumento dos salários.

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Pernambuco discute, na manhã desta sexta-feira (27), a proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho, na última quinta (26), para encerrar a greve de ônibus, iniciada há 24 horas. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), 80% da frota já está circulando.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setrans) já havia entrado, na Justiça do Trabalho, com o pedido do dissídio coletivo, que é quando a decisão do percentual fica nas mãos do juiz. No entanto, como não havia acordo com os trabalhadores em relação ao pedido de dissídio, ele ainda não havia sido oficializado.

CIRCULAÇÃO

De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), 80% da frota já estava circulando, na manhã desta sexta. Apesar da demora em alguns terminais e de veículos com capacidade além do permitido, o sistema de transporte está mais perto de se normalizar.

Dilson Peixoto, presidente da EMTU, informou que o primeiro dia de greve deixou 83 ônibus depredados.

Fonte: Pe360°

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails