quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Taxa de desemprego em Recife permanece estável no mês de setembro


Números foram divulgados pela Agência Condepe/Fidem e Dieese, no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Bebidas


A Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), na Região Metropolitana do Recife (RMR), referentes ao mês de setembro de 2009. Os dados mostram que a taxa de desemprego total permaneceu estável entre agosto e setembro, passando de 19,5% para 19,7%. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto (relativa às pessoas que perderam seus empregos formais e estão procurando recolocação profissional) cresceu de 11,9% para 12,0%, e a de desemprego oculto (relativa àqueles que, embora formalmente desempregados, exercem algum tipo de atividade remunerada), de 7,6% para 7,7%.

O estudo demonstra que, em setembro, o nível de ocupação na RMR permaneceu praticamente estável (0,1%) e o contingente de ocupados foi estimado em 1.412 mil pessoas, duas mil a mais do que em agosto. Os dados ainda informam que, nos principais setores de atividade econômica analisados, em comparação com o mês anterior, houve uma variação positiva de 0,8% na Indústria de Transformação e crescimento de 4,5% no agregado Outros Setores (composto pelo trabalho doméstico e outras atividades não definidas). Além disso, registrou-se estabilidade na Construção Civil, pequena variação negativa no setor de Serviços (0,4%) e redução no Comércio (1,1%).

“O mais importante nesses números é a comparação com o ano passado, pois, mesmo passando por um período de crise, conseguimos diminuir a taxa de desemprego em relação ao mesmo período de 2008, que declinou de 20,4% para os atuais 19,7%. Outro destaque é o crescimento da construção civil em Pernambuco que, só este ano, cresceu mais de 33%”, explica o gerente de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.

A taxa de participação (indicador que expressa a proporção de pessoas com 10 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas) também manteve relativa estabilidade (0,4%), oscilando de 53,3% para 53,5%. O contingente de desempregados na Região foi estimado em 347 mil pessoas, seis mil a mais do que no mês anterior, devido ao número de postos de trabalho gerado (dois mil) ter sido inferior ao de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho da região (oito mil). A População Economicamente Ativa foi estimada em 1.759 mil pessoas.

Entre as cinco capitais e o Distrito Federal, pesquisados pela PED, nos meses de agosto e setembro, a taxa de desemprego total diminuiu em Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, e permaneceu estável em São Paulo, Recife e no Distrito Federal.

Comportamento em 12 meses – quando comparada com setembro de 2008, a taxa de desemprego total da RMR declinou de 20,4% para os atuais 19,7%. Em números absolutos, foram gerados 22 mil postos de trabalho, resultando na redução do contingente de desempregados em nove mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails