quinta-feira, 11 de março de 2010

Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar campanha “Os Exterminadores do Futuro”

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou a campanha “Os Exterminadores do Futuro”. O objetivo é elaborar uma lista, com a participação de toda a sociedade, que indicará os nomes dos políticos que vêm demonstrando, por meio de suas atitudes, desrespeito à legislação ambiental brasileira e ao patrimônio natural do País. Todas as informações da campanha já estão no hot site www.sosma.org.br/exterminadores, onde também estará a lista dos Exterminadores. Como a campanha sugere, esse grupo deixa como herança a Terra devastada e destruída, sem garantia de sobrevivência para a nossa e para as próximas gerações. A lista prévia será apresentada à população em maio (durante o Viva a Mata 2010, evento que acontece entre os dias 21 e 23, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo) e a lista final virá a público em julho para que, em 2010 (ano eleitoral), a sociedade pense nos candidatos que elegerá para a representar. “Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental e juntos construir política públicas em atos de cidadania ativa. E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles e acompanhando tudo de perto”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.



O lançamento foi feito na reunião da Frente Parlamentar Ambientalista com a apresentará de uma carta onde estão os compromissos para proteger o patrimônio natural brasileiro. Nela esta explicado o que é um “Exterminador do Futuro”, quem pode ser um e o que os políticos devem fazer para não ser parte da lista. A ONG continuará, então, o seu trabalho de supervisão para identificar os Exterminadores, contando com a participação de toda a população. Diversas perguntas podem ser feitas para identificar um Exterminador e, para cada atitude do político, haverá uma pontuação. Um exemplo de pergunta ou questionamento é: faça uma linha amarela no chão: desenhe de um lado uma floresta e, do outro, uma motosserra. Se o suspeito escolher a motosserra, some 10 PONTOS. Com a soma dos pontos, o ranking dos Exterminadores é: de 10 a 50, Aprendiz; de 50 a 90, Iniciante; de 90 a 120, Profissional; e, mais de 120, um “Exterminador do Futuro” Sênior. A brincadeira, bastante séria, estará no hotsite da campanha a ser lançado também no dia 10.


Com o intuito de ser uma campanha participativa, qualquer pessoa pode informar e cobrar de seus candidatos compromissos com a defesa da legislação ambiental e com a proteção do patrimônio natural do País, utilizando os documentos disponíveis no hotsite da campanha, como as cartas que podem ser enviadas a políticos. Pelo site também será possível acompanhar quem são os Exterminadores, como identificar um ou saber mais informações sobre a campanha e o trabalho que vem sendo desenvolvido. No mês de maio, durante o Viva a Mata 2010, os nomes serão divulgados em uma lista prévia; e em julho, a poucos meses das próximas eleições, a lista será confirmada. Nesta ocasião, todos os dados de cada Exterminador do Futuro serão divulgados.


A campanha surgiu porque nos últimos anos o Brasil está presenciando diversas tentativas da bancada ruralista em aprovar projetos de leis que pretendem desfigurar o Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei 6424/0) ou desmantelar a legislação ambiental como um todo (Código Ambiental - PL 5367/09), além de outras iniciativas semelhantes. “O Brasil tem uma das melhores leis ambientais do mundo, o que resta é elas serem colocadas em prática. Um País sem legislação ambiental não tem futuro. Para isto trabalhamos há mais de 20 anos com a Plataforma Ambiental”, ressalta Mantovani.

Plataforma Ambiental
Como forma de não só apontar esses políticos, mas também ajudá-los a atuar de forma a proteger o meio ambiente, a SOS Mata Atlântica lançará, em 2010, a Plataforma Ambiental para os candidatos. Lançada em 1989, como contribuição da sociedade civil para a proteção do bioma Mata Atlântica, a Plataforma tem o objetivo de fornecer instrumentos para o cidadão na busca do compromisso dos governos em uma Agenda Socioambiental.

Histórico
No mesmo ano (1989) em que a Plataforma Ambiental surgiu, a Fundação lançou a Plataforma Mínima para os Presidenciáveis; em 1990, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado – Plataforma Ambiental de São Paulo/1990; em 1998, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para o Brasil – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – 1998, em parceria com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente; em 2000, visando o período legislativo de 2000-2004, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os candidatos a Prefeito e Vereadores do Município de São Paulo. Em 2006, foi lançada a Agenda Ambiental Voluntária. E em 2008, a Plataforma Ambiental aos governos locais, candidatos a prefeitos e vereadores municipais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Smash readied [url=http://itkyiy.com/lasonic-lta-260/]lta chile[/url] just fine [url=http://itkyiy.com/methylprednisolone-acetate/]methylprednisolone and alcohol[/url] hollow eye [url=http://itkyiy.com/sces/]sce discounts[/url] undane status [url=http://itkyiy.com/k-chlor/]atenolol chlor[/url] continued exile [url=http://itkyiy.com/epipen-online-video/]epipen and production and cost[/url] had hoped [url=http://itkyiy.com/bio-identical-estrogens/]overweight women estrogens hairy[/url] ask brothers [url=http://itkyiy.com/vertigo-meclizine/]side effects of meclizine[/url] never penetrate [url=http://itkyiy.com/goody's-credit-card-bill/]goody's warn notice[/url] the completion [url=http://itkyiy.com/sodium-xylene-sulfonate/]barium diphenylamine sulfonate[/url] wrong all [url=http://itkyiy.com/technetium-99m/]technetium ecd[/url] large but [url=http://itkyiy.com/siberian-ginseng-increasing-testosterone/]ginseng and medicine[/url] the beginning [url=http://itkyiy.com/dr-jonas-salk-biography/]salk contemporary[/url] arrow cage [url=http://itkyiy.com/fond-du-lac-reservation-tribal-enrollment/]fond du lac wi newspaper[/url] toward her [url=http://itkyiy.com/tramadol-vs-vicodin/]online pharmacy vicodin hydrocodone[/url] her immediate [url=http://itkyiy.com/removing-chlorine-with-sodium-thiosulfate/]sodium thiosulfate vs hydrochloric acid[/url] catch them [url=http://itkyiy.com/peekaboo-petites/]cleo petites[/url] their sea [url=http://itkyiy.com/tummy-tucks-brooklyn/]table that tucks into sofa[/url] weighed more [url=http://itkyiy.com/turbo-backup-pep/]pep plus turbo backup[/url] other necessitie [url=http://itkyiy.com/diphenhydramine-lawsuits/]diphenhydramine hcl for sleep[/url] omething bothered [url=http://itkyiy.com/ethyl-epa-purified/]purified compressed air[/url] most feasible nacronim.

Related Posts with Thumbnails