Construído no início do século XVI, o Mosteiro de São Bento foi concluído somente no século XVIII. É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras, sendo incendiado pelos holandeses em 1631. A partir de 1654, a sua restauração foi iniciada, passando por diversas épocas e estilos. Abrigou durante 24 anos a primeira Escola de Direito do Brasil.
Apresenta frontispício bem vazado por portada simples e óculo centrado entre as janelas do coro, portas almofadadas e frontão em volutas com imponente brasão da Ordem Beneditina, possuindo torre sineira coroada por uma cúpula. A igreja abacial é austera e monacal, seu interior é de nave única e o forro é pintado com ornatos em motivos florais.
O coro é em laje apoiado por colunas sobre bases, com púlpitos ricamente trabalhados e o arco cruzeiro é em cantaria com colunas ladeadas por altares. A capela-mor é em estilo barroco sendo o seu teto pintado em motivos conventuais. O altar-mor possui retábulo de influência barroca, neoclássicas e rococó, tendo em madeira revestida em ouro. No trono principal do altar, encontra-se a imagem do patriarca São Bento.
A sacristia conventual é a mais rica das igrejas de Olinda com elaboradas talhas douradas, espelhos de cristais, painéis mostrando a vida penitente de São Bento. Além de um lavatório de pedra e diversos quadros a óleo chama a atenção o Cristo Crucificado, em tamanho natural, que se encontra no coro, de costas para a capela-mor, em função dos escravos que não podiam entrar na igreja. O altar, inclusive, já foi desmontado e levado como atração principal, sendo exibido no Museu de Guggenheim, em Nova York, em 2002.
Fotos: Passarinho/Pref. Olinda
ENDEREÇO
Rua de São Bento, s/n, Varadouro
Fone: 3429.3288
3 comentários:
Спасибо понравилось !
Благодарность за материалы! :)
Respect www.blogdoisrael.com
If you are open to having a guest blog poster please reply and let me know. I will provide you with unique content for your blog, thanks.
Postar um comentário