sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Diálogos Nacionais: debates continuam até a rio+20

“Para pensar em um planeta sustentável é preciso pensar primeiro em sociedade sustentável”, disse Rubens Born, coordenador executivo adjunto do Instituto Vitae Civilis, durante a plenária final do Diálogos Nacionais – Rumo à Rio+20, que aconteceu durante os dias 11 e 12 de novembro, na capital paulista.

O evento, que contou com a participação de 130 representantes de vários setores da economia, organizações não governamentais sociais e ambientalistas e governo terminou com a certeza de que há um enorme caminho a ser percorrido e que mais players importantes devem ser chamados a participar da construção da nova economia.

“Percebemos, por exemplo, que não podemos mais falar só em economia verde. Temos que falar em economia verde e inclusiva”, disse Aron Belinky, coordenador geral do evento.

“Esta é uma oportunidade única. Espero ver pela primeira vez o Homem conduzir a História e não ser conduzido por ela”, acrescentou Percival Maricato, presidente do Conselho do Instituo Vitae Civilis.

Dentre as oportunidades estão a agenda dos grandes eventos no Brasil, como a Copa 2014 e as Olimpíadas, no Rio de Janeiro. A inovação, as novas tecnologias e a utilização consciente de recursos naturais também foi outro grande marco do seminário. A política de resíduos sólidos e valoração de áreas verdes foram outros itens importantes na pauta. O desejo de Hernan Blanco, do CEPAL – Comissão Econômica para América Latina e Caribe -representante do secretariado do Green Economy Coalition- é que a sociedade se conscientize de que para serem felizes as pessoas não precisam viver um consumismo desenfreado.

Já o desenvolvimento de políticas públicas desarticuladas, a manipulação de imagem (green marketing), a educação precária e a mercantilização do meio ambiente foram algumas das ameaças citadas pelos participantes.

Os grupos, com cerca de trinta pessoas cada, foram divididos em quatro salas para produzir a agenda em comum que será trabalhada até a Rio+20, que acontece em 2012, na capital fluminense. “As discussões não se encerraram no evento e estarão online até dezembro de 2011, no site www.greeneconomy.org.br. Em novembro de 2011, tenhamos outro seminário como este”, finaliza Belinky.

O conceito de economia verde, lançado em 2008 pela UNEP no auge da crise econômica, perpassa todos os setores da sociedade e exige que se estabeleçam novos modos de produção e consumo para garantir, a longo prazo, uma vida sustentável no planeta.

Para o detalhamento dos resultados do evento, acesse www.greeneconomy.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails