quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Green Economy Coalition e Vitae Civilis realizam encontro preparatório para a RIO+20

Já não é novidade a crise que o mundo enfrenta quando se trata do meio ambiente: clima, água e energia. As inovações necessárias, tanto sociais quanto tecnológicas, para a mudança deste quadro já existem ou estão em desenvolvimento. Com o objetivo de estabelecer um entendimento comum sobre o que seria a “economia verde”, e de identificar dificuldades e perspectivas positivas de práticas econômicas mais sustentáveis passíveis de aplicação na realidade sócio-econômica e cultural brasileira, acontece, nos dias 11 e 12 de novembro, o seminário Diálogos Nacionais: Rumo à Rio+20.

O evento é coordenado pela Vitae Civilis e realizado pela Green Economy Coalition, rede internacional composta por diversas organizações de diferentes setores que buscam acelerar a transição do atual modelo econômico para uma economia verde e inclusiva. “Todos os debates serão norteados e fundamentados em experiências concretas e estudos avançados, buscando a sinergia e articulação entre diferentes setores para a construção de bases sólidas relacionadas à questão da economia verde”, detalha Aron Belinky, coordenador geral do evento.

Outros países, como Índia, Mali, Caribe e União Européia também vão receber o evento. Na capital paulista o seminário conta com a presença de 120 participantes de instituições representantes de empresas, sociedade civil, sindicatos, governo e formadores de opinião de todo o País. Na programação, estão temas como agricultura, construção civil, indústria, recursos humanos, economia, infraestrutura, negócios, transportes, entre outros.

No dia 12 serão apresentadas bases para a construção de uma agenda em comum para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro: a Rio + 20.

“O ano de 2011 será marcado pela oportunidade de toda a sociedade discutir e adotar propostas de mudanças rumo a um modelo mais sustentável. Na Rio+20 teremos a oportunidade de consolidar tais propostas, acelerando a sua efetivação. O conceito de economia verde e inclusiva é central neste momento, e precisa ser analisado em diversos aspectos, desde os impactos gerados ao meio ambiente até as condições de trabalho, os níveis de emprego e o grau de satisfação de cada ser humano. A ideia é trabalhar todas essas perspectivas como grandes catalisadoras de propostas concretas, para que a Rio+20 seja um sucesso, e para que possamos também levá-las para as políticas nacionais do próximo governo”, finaliza Aron.

Mais informações: www.greeneconomycoalition.org e www.vitaecivilis.org.br

Com informações da assessoria

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails