quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Olinda Arte em Toda Parte celebra 10 anos

Olinda, a cidade que imprimiu no mapa um jeito particular de ser a partir de seus artistas, tem este ano mais motivos para comemorar. Chega à 10ª edição o Olinda Arte em Toda Parte, evento que abre as portas anualmente das ladeiras do Sítio Histórico, convidando o público a conhecer o trabalho de quem respira arte o ano inteiro, sob o teto de um charmoso casario colonial. Com a participação de 76 ateliês e 231 artistas e artesãos, a iniciativa será realizada de 2 a 12 de dezembro de 2010, pela Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura. Oficinas, palestras, festas, mostras, atividades culturais e um roteiro gastronômico temático estarão na programação.

Para celebrar os seus dez anos de história, o Olinda Arte em Toda Parte preparou várias novidades. A principal delas é a presença, pela primeira vez no evento, de um curador, que chega para dar fôlego à iniciativa, valorizando-a ainda mais. Raul Córdula, paraibano radicado em Olinda, foi o escolhido pela Prefeitura de Olinda para pensar a curadoria, a partir de um olhar que perpassa a elaboração do catálogo e de uma exposição comemorativa, que vai ocupar três espaços da Cidade Alta.

O 10° Olinda Arte em Toda Parte também vai trazer outras novidades em sua programação. O roteiro gastronômico, por exemplo, chega incrementado com menus que dialogam com as artes plásticas e incluem entrada, prato principal e sobremesa em um único valor (geralmente individual). Ao todo, são 14 restaurantes participantes, funcionando durante os dez dias do evento, com almoço e jantar.

Outra novidade é o enfoque este ano na formação. Oficinas e palestras vão tomar o Sítio Histórico, somando-se às ações comemorativas. Uma das palestras, por exemplo, vai contar com a participação especial da artista contemporânea Marilá Dardot, filha de Liliane Dardot, que viveu em Olinda e fez parte da Oficina Guaianases de gravura.

Festas e atividades paralelas também animam a programação ao longo do evento. A abertura acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, na Prefeitura de Olinda, com a presença de artistas e autoridades. Na solenidade, aberta ao público, será feita uma homenagem a Tereza Costa Rêgo, Sérgio Rezende, Luciana Santos e João Falcão, que ajudaram a criar a iniciativa, em 2001.

LOCAL
Nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, em Pernambuco.
Acesso gratuito.

INFORMAÇÕES
(81) 3439-1988 - site: www.olindaarteemtodaparte.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Спасибо понравилось !

Anônimo disse...

Thanks за материалы! :)
Respect www.blogdoisrael.com

Related Posts with Thumbnails