quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Acidente Aéreo

Filme de Terror


Segundo dados da caixa-preta divulgados pelo jornal "Folha de S.Paulo", o piloto e o co-piloto que faziam o vôo 3054, que caiu após uma tentativa frustrada de pouso no dia 17 de julho no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, perderam o controle do Airbus da TAM. As gravações apontam que o acidente pode ter sido causado por erro humano, por uma pane no computador do avião ou pelos dois fatores somados.

Os dados das caixas-pretas foram entregues na terça-feira, aos deputados da CPI do Apagão Aéreo, que, nesta quarta, têm uma reunião fechada com os representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o brigadeiro Jorge Kersul Filho, e o tenente coronel aviador, Fernando Silva Alves de Camargo.

De acordo com dados preliminares, o manete do motor direito do Airbus estava em posição de aceleração, sendo que deveria estar em ponto morto, assim como o manete esquerdo. Pela posição do manete, o computador de bordo teria entendido que o piloto estava acelerando a aeronave, fazendo com que as turbinas também acelerassem.

Segundo informações do jornal "O Estado de S. Paulo", os deputados prometeram divulgar o conteúdo das gravações após ouvirem as informações das caixas-pretas em uma sessão secreta. Apesar disso, muitos parlamentares pediram que fossem mantidos sob sigilo os registros de desespero e pavor, em respeito às famílias das vítimas.

No início da tarde de terça, o assessor parlamentar da Aeronáutica, brigadeiro Átila Maia, entregou o conteúdo das caixas-pretas do Airbus 320 da TAM sem esconder a contrariedade por repassar informação confidenciais aos deputados. "Vocês vão receber um filme de terror. O que vão fazer com isso?", perguntou o brigadeiro a um grupo de repórteres, ao deixar a sala da CPI.


Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails