quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Acidente Aéreo

Filme de Terror 2

O relator da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse nesta quarta-feira (1º), após ter acesso aos diálogos da cabine do Airbus da TAM, que a falha de algum equipamento da aeronave foi o fator preponderante para o acidente ocorrido no dia 17 de julho no aeroporto de Congonhas.
Na opinião do deputado, está claro que os pilotos não conseguiram frear a aeronave, tampouco tentaram arremeter. "Podemos afirmar que a máquina falhou, executou algum procedimento que não estava previsto", disse Marco Maia, ressalvando que apenas o cruzamento da degravação dos diálogos na cabine do Airbus com a caixa-preta de dados fornecerá informações mais precisas.
Em sessão realizada na manhã desta quarta, os deputados que fazem parte da CPI do apagão aéreo decidiram liberar as transcrições das conversas da cabine do Airbus A320 da TAM que se chocou contra um prédio da empresa próximo ao Aeroporto de Congonhas no último dia 17.
Os dados serão copiados para CDs ou enviados por e-mail para todos os jornalistas e deputados presentes à sessão. A decisão de divulgar as transcrições dos diálogos foi tomada depois que o jornal "Folha de S. Paulo" tornou público o que seria o conteúdo desses dados. Segundo o jornal, um erro do piloto motivou o acidente.
Irritados, os deputados convocaram a imprensa e mostraram o cofre da CPI com o material lacrado. E decidiram abrir a sessão. Autorizaram a liberação da transcrição dos diálogos e, logo após, decidiram que a sessão para ouvir o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, será sigilosa.
Antes de ouvir o brigadeiro Jorge Kersul Filho em sessão sigilosa, os deputados leram os diálogos em inglês e fizeram a tradução das falas dos pilotos nos momentos que antecederam o choque da aeronave com o prédio da TAM Express.
Veja abaixo a transcrição dos diálogos:
18h45
Cabine: Pista à vista, pousando
Cabine: Pergunte à torre sobre condições de chuva, sobre a condição da pista e se pista está escorregadia
Cabine: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância, poderia confirmar condições
18h47
Torre: Está molhado e ainda está escorregadio.... Eu reportarei que a 35 está libertada a 3054.
Cabine: TAM 3054, 35 à esquerda, autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia
Torre: Pouso está liberado
Cabine: Pouso está liberado. Pouso verde, vôo manual
Som do piloto automático sendo desconectado
Cabine: Checado
Som de três cliques indicando reversão para vôo manual
18h48
Som do movimento do acelerar
Som do aumento do barulho do motor
Primeiro-oficial: Reverso número um apenas. Spolier (freio) nada.
Piloto: Ai
Piloto: Olhe isso
Primeiro-oficial: Desacelera, desacelera
Piloto: Eu não consigo, eu não consigo
Piloto: Oh, meu Deus.. Oh, meu Deus
Primeiro-oficial: Vai, vai.. vira, vira
Primeiro-oficial: Vira, vira.. Pára.
Som de barulhos de batida
Microfone de cabine: Ah, não (voz masculina)
Pausa nos barulhos de batida, sons de gritos, sons de barulho de batida
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails