terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ataque dos Animais!

Sagüis atacam três crianças em duas semanas no Rio


Vítimas foram feridas quando alimentavam os animais. Bióloga explica que falta educação ambiental aos freqüentadores do Parque Marapendi.

Três crianças foram atacadas por sagüis nos últimos 14 dias no Parque Municipal Ecológico de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Segundo a coordenação do parque, as vítimas foram feridas pelos animais quando tentavam alimentá-los.

“Duas crianças foram mordidas e uma foi arranhada por sagüis, mas os ferimentos não foram graves. Orientamos as vítimas a tomarem a vacina anti-rábica, pois este animal pode transmitir raiva. Naturalmente, os sagüis não são perigosos, mas acabam ferindo as pessoas quando vão pegar comida na mão delas”, explica a bióloga do parque, Liliam Barbosa, 24 anos.

O guarda municipal Muraro Portilho conta que os sagüis estão cada vez mais agressivos. “Dia desses fui espantar um que estava próximo de mim e, para meu espanto, ele veio na minha direção em vez de fugir”, contou. “Nós conversamos com as famílias que vêm ao parque para não dar comida, mas elas ignoram e continuam alimentando os animais com biscoitos, pães e frutas, o que é errado”, ensina o guarda.


Sem predadores naturais

"Os sagüis que habitam o parque são da espécie callitrix jaccus, originária do Nordeste. Na Mata Atlântica, o animal não tem predador natural. Por isso está se proliferando rapidamente. Para se reproduzirem, os sagüis procuram um lugar onde tenha alimentação e que os proteja dos predadores naturais. Como eles não têm predadores e as pessoas continuam dando comida, aumentaram seu ciclo de reprodução, de duas vezes para até quatro vezes por ano”, explica a bióloga.

Apesar de faixas e cartazes iniformando que é proibido alimentar os animais, a prática é comum no no parque. “Tentamos conscientizar as pessoas, mas falta educação ambiental. Muitas vezes, são os pais das crianças que induzem seus filhos a alimentar os animais, o que é errado. As pessoas têm que apreender a apreciar os animais sem influenciar nos hábitos alimentares deles”, afirma a bióloga.


Ataques amedrontam visitantes

Os ataques dos sagüis têm amedrontado pais que levam seus filhos ao parque. A atriz Mônica Bassan, 39 anos, sempre levava sua filha Sabrina, 2 anos, mas suspendeu as visitas ao saber que o filho de uma amiga escapou do ataque de um sagüi.

“Fiquei com medo depois que minha amiga me contou esta história. Fiquei uns três meses sem vir ao parque. Voltei hoje (terça-feira, 21) porque gosto dos brinquedos daqui, que são de madeira. Mesmo assim continuo preocupada”, diz Mônica.


Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Related Posts with Thumbnails