quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Arte

AS CARACTERÍSTICAS DA ARTE GREGA




A principal característica da arte na Grécia antiga foi a síntese do realismo e do idealismo, que consistiu em harmonizar as formas da natureza com as formas ditadas pelo espírito, e constitui também um princípio básico da estética ocidental, especialmente em seus momentos de recuperação dos valores clássicos.
Mas, como a arte grega foi sub-dividida em cinco períodos, vamos, a seguir, destacar as principais características de cada um desses períodos.:

PERÍODO PROTOGEOMÉTRICO - 1000-900 a.C.
Nesse período surgiu, com a invasão dórica, o estilo de pintura de vasos de cerâmica denominado protogeométrico, essa era a principal característica que também deu o nome desse período. A decoração da cerâmica minóica e micênica era feita em traçado livre e a protogeométrica usava linhas pretas e brancas paralelas. As faixas brancas às vezes eram traçadas em forma de semicírculo com a utilização de compassos. Existia também, uma certa perfeição na adequação entre a forma dos vasos e seus sentidos decorativos.

PERÍODO GEOMÉTRICO - 900-700 a.C.
A ornamentação cerâmica era a principal característica deste período. Retas que formavam labirintos, triângulos e outras formas geométricas preenchiam todo o vaso, de seu gargalo a seu pedestal. Também nos vasos, nessa mesma época, surgiram as figuras humanas, estilizadas geometricamente e sem levar em conta a questão proporcional. No final deste período, se tornaram abundantes as esculturas de terracota e bronze. Pequenas, também davam valor às formas geométricas. O amor grego à proporção era demonstrado nesse tipo de trabalho.

PERÍODO ORIENTALIZANTE - 700-600 a.C.
Neste período os padrões geométricos foram substituídos por temas típicos do oriente (rosácea, a palmeta, o grifo a esfinge, a sereia e etc...). A cidade de Corinto se tornou a capital da arte grega dessa época. Os frisos com animais e cenas bélicas pintadas em preto sobre fundo branco, eram as principais características da cerâmica protocorìntia. Já o estilo coríntio apresentava figuras bem maiores, cheias de detalhes ornamentais. Em Atenas o estilo desenvolvido na época se chamava proto-ático, com figuras lineares e mais dimensionais. A mitologia grega, com seus monstros e animais, eram a principal temática das pinturas em cerâmica. Surgiram também aí, as grandes esculturas de pedra com grande influencia egípcia.

PERÍODO ARCAICO - 600-500 a.C.
O período arcaico mostrava uma clara evolução no estilo oriental. Os baixos relevos e as grandes estátuas se tornaram sua principal característica. Surgiram os koúros (termo genérico para a estátua masculina, de pé) e a kóre (donzela de túnica), sob influencia egípcia, claramente observado pela falta de movimento. Atenas voltou a ser o principal tema da pintura da cerâmica. , mas as cenas do cotidiano também faziam parte deste repertorio. As figuras em vermelho, deixadas na cor natural da argila para contrastar com o fundo preto.

PERÍODO CLÁSSICO - 500-300 a.C.
A concepção grega do universo nasceu nesse período. O conceito helênico dessa concepção e a vocação heróica eram os principais temas. A dimensão emotiva foi acrescentado a toda a tradicionalidade grega. Foi também nesse período que surgiu uma nova maneira de expressão artística: o mosaico.

PERÍODO HELENÍSTICO - 300-100 a.C.
O centro da arte durante esse período se localizava nas cidades de Rodes, Alexandria, Antioquia e Pérgamo. O movimento desencadeado, de influencia asiática, deixara para trás os princípios clássicos da harmonia orgânica e do movimento em potencia. A arte deixara de satisfazer as necessidades estéticas das comunidades para preencher a dos indivíduos. O colossal, a estética do dramático, a representação da velhice, da fealdade e da infância e a multiplicação do retratismo individual se tornaram o gosto da época.
Para quem gosta, algus sites com boas informações sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails