segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Crueldade contra animais


IML de Pernambuco quer sacrificar porcos em experiências com tubarões.



O objetivo é utilizar as cobaias para que sejam mordidas por tubarões e daí identificar se os corpos humanos, freqüentemente encontrados no Recife, foram mordidos ainda vivos ou já mortos.

Um dos integrantes do IML, Carlos Vilar Sarmento disse em entrevista ao Jornal do Commercio, que não existe uma lei que regulamente uma pesquisa com animais. Ele falou ainda que seguem a Lei de Crimes Ambientais (n° 9.605/1998). Um dos artigos desta lei estabelece pena de três meses a um ano mais multa para quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos.

Esse estudo será submetido a um comitê de ética em pesquisa por recomendação do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Segundo Marcelo Teixeira, secretário geral do conselho, diz que a eutanásia (morte sem dor) do animal tem que ser feita por um veterinário. “A questão não é usar ou não os animais, mas sim como fazer isso. Já que as cobaias estão prestando um serviço tão grande para as pessoas, é justo que não sofram”, disse.


Israel Leal com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails