segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O PAPEL DO JORNALISTA FRENTE AO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL



Compromisso com a verdade e com a sociedade. Os princípios básicos da ética jornalística nunca foram de tanta importância como é na atualidade. As recentes crises na política nos revelam que a falta de ética, hoje, é um problema nacional. Uma minoria de pessoas, que não se importam com os valores de uma sociedade eticamente correta, estão manchando a imagem do país. Mas, e o jornalista? Será que a perda desta ética pelos profissionais que tem como oficio se tornarem os “olhos da sociedade” também é um mal atual?

O jornalista tem como principal função levar a verdade à sociedade, de uma forma imparcial e íntegra. Mas, infelizmente não é isso que vemos e sentimos hoje em dia. Estamos repletos de casos em que claramente há uma influência obscura por trás de uma informação que chega à sociedade. O pior é que essa influência vem, muitas vezes dos próprios donos e ou editores dos veículos de comunicação. A ética perde seu sentido. Os profissionais que não se rendem às ordens e vontades antiéticas de seus superiores acabam perdendo o emprego tão arduamente conquistado.

A responsabilidade do jornalista aumenta frente à perda de ética por parte de alguns que detém o poder. O papel do jornalismo precisa ser cumprido com um caráter de seriedade. O jornalista deve manter firme o compromisso de divulgar a verdade sem os ruídos ético-comunicacionais que atentam o bom jornalismo. A clareza e a verdade das informações devem ser respeitadas a qualquer custo. Esse é o verdadeiro papel do jornalista.


Israel Leal

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails