quarta-feira, 26 de setembro de 2007

"Tropa de Elite" Injustiçado

"O ano em que meus pais sairam de férias" ganhou de "Tropa de Elite" o direito de representar o Brasil no Oscar 2008



Todo mundo apostava que o filme "Tropa de Elite", de José Padilha, sucesso antes mesmo de chegar às salas de cinema, representaria o Brasil em busca de seu primeiro Oscar na categoria de filme em lingua estrangeira (não inglês). Para isso, o filme entrou em cartaz numa única sala de cinema no interior de São Paulo antes da estréia nacional, no dia 12 de outubro. Mas todos estavam errados!


Hoje, "Tropa de Elite" foi duramente injustiçado quando "O ano em que meus pais sairam de férias", de Cao Hamburguer, ganhou esse direito.

Talvez o motivo do Ministério da Cultura ter escolhido o filme de Cao Hamburguer, seja a imagem negativa que "Tropa de Elite" traz para a polícia carioca. Fato que não justifica a redução drástica das chances do país voltar a concorrer ao maior prêmio do cinema mundial.

"Tropa de Elite" concerteza seria indicado e teria grandes chances de abocanhar o prêmio. Resta agora saber se será indicado em outras categorias, a exemplo de "Cidade de Deus", que concorreu a quatro prêmios técnicos do Oscar.

O Ano em Que Meus Pais Sairam de Férias

O ano em que meus pais saíram de férias" é o segundo longa de Hamburguer e retrata uma criança que viaja com os pais de Minas Gerais para São Paulo. Eles dizem que vão tirar férias e, por isso, deixarão Mauro (Michel Joelsas) na casa do avô (Paulo Autran, em participação especial) por um tempo. O motivo da separação temporária é que os pais de Mauro estão sendo perseguidos pelo regime militar. O pano de fundo do filme é a Copa do Mundo de 1970 e o tricampeonato da seleção brasileira de futebol.

Os cinco indicados à categoria de filme estrangeiro serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a cerimônia do Oscar ocorre em 24 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails