terça-feira, 9 de outubro de 2007

40 Anos da morte de Che

Imortalidade (?) de Che






Não entendo o que se passa na cabeça dos líderes e seguidores de movimentos sociais de hoje em dia... Che Guevara morreu em 09 de outubro de 1967, mas parece que vivo está até hoje.

A famosa foto de seu rosto está espalhada por todo o mundo. Só não conseguiram me dizer ainda o por que. Não faz sentido cultuar um cara como o Ernesto Che Guevara, pois de nada isso vale. Por acaso algum grupo ou movimento social já conseguiu alcançar um objetivo se quer por vestir a camisa com a imagem do guerrilheiro?

Na verdade, se ele estivesse vivo e visse esse modismo que virou o uso de sua fotografia em roupas, bolsas e tantas outras coisas, sua vontade era de fuzilar quem fosse adepto da moda do Che.

Outra grande besteira é ficar espalhando por aí que o Guevara era um herói. Nunca entendi direito o motivo que o levou a ser guerrilheiro e nem qual a importancia que ele teve na história.

Pode até ser que a revista Veja seja muito tendenciosa, mas a reportagem de capa que revelou os segredos de Che teve sim fundamentos históricos. Se a veja publicou que Che Guevara era chamado de el cancho, ou no bom e velho português, o porco, é porque foi feita uma pesquisa que mostrou que as pessoas que conviviam com ele o achavam fedido por não gostar de tomar banho.

As pessoas tem uma mania terrível de endeusar alguém só porque o mesmo é conhecido mundialmente. Tenho absoluta certeza que nem 50% dos que celebram hoje a "imortalidade" de Che Guevara conhecem as lutas e ideologias do argentino amante de Cuba.

O que temos que entender é que, se ele fez algo de bom para a humanidade, devemos garimpar isso - que parece estar bem enterrado nas areia do tempo - para usarmos em prol de uma sociedade mais justa.

Che Guevara está morto e enterrado. Precisamos de heróis bem vivos para combaterem o estado caótico de nosso mundo!

Para finalizar, fico com um trecho da pequena nota (que comenta a matéria da Veja) da Revista Carta Capital desta semana:

"Fazer o quê? A verdade sempre aparece. E, quando todas vierem à tona, as pessoas finalmente vão entender a grande farsa que foi o comunismo e a gigantesca farsa que foram seus heróis."


Israel Leal

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Israel,
Vi teu tópico na comunidade sobre Che, no orkut, e vim ao teu blog.
As correrias são tantas q não vou poder me deter em um debate maior como este assunto e a tua abordagem respeitosa (superficial, na minha opinião, dedicada a elementos de menor dimensão, mas respeitosa)merecem.
Estou em POA hj, há 630 Km do local onde moro, vim ocmbater a destruição do serviço público pela Governadora Yeda-PSDB, ato com caráter revolucionário na sociedade d ehoje que aponta cada vez mais para o isolamento e menos para o movimento nas ruas. Bloqueamos a entrada do palácio do governo, acorrentados ás grades desde as 4 da manhã, forçamos uma negociação com o governo eo sindicato e os moviemntos populares/estudantis q estavam presentes. Não é luta armada, não é guerrilha...mas fiquei um bom tempo sem tomar banho hj! Estava fedendo mesmo ao final de tudo! Espero que se alguém constatar isso não afirme que o que fizemos hoje não valeu a pena!

espero falar mais com vc atravéz do blog... comunicação e debate sempre (mas não precisa renovar concessões decanais que não cumprem com a responsabilidade social e ética que deveriam ter)
saudações gaúchas, latinas e guevaristas!

Anônimo disse...

Alcir,
Fico muito feliz com o seu comentário!
É nesse tipo de debate que devemos entrar!
Quando quiser, pode me mandar um email ou deixar um comentário no blog. Vou ler e responder com o maior prazer!

Saudações pernambucanas,

Israel Leal

Related Posts with Thumbnails