segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mais uma vez Guevara

A pedidos da comunidade do Che Guevara no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=65724), estou colocando abaixo a nota da revista Carta Capital sobre a matéria da Revista Veja, que trouxe pontos negativos do falecido guerrilheiro.
Peço perdão se me posicionei mal no texto em que falava dos 40 anos de morte de Ernesto Che Guevara (http://blogdoisrael.blogspot.com/2007/10/40-anos-da-morte-de-che.html). Minha intenção nunca foi a de ofender nenum militante seguidor das doutrinas de Che, mas queria sim expressar minha opinião.
Confiram o texto completo:
Che Guevara era fedido
Interessante a reportagem publicada na Veja da semana passada, onde “verdades inconvenientes” sobre Ernesto Che Guevara são reveladas.
Por exemplo: pessoas próximas a ele, ao Che, o chamavam de el cancho, o porco. Diziam que ele não gostava de tomar banho e, portanto, fedia.
Eu não sabia disso, mas, a partir de agora, passo a odiá-lo. Pelo que lutou e morreu, pouco importa. Como é que alguém pode querer mudar as coisas no mundo se nem ao menos cuida de sua higiene pessoal?
Em breve o profundo jornalismo investigativo vai descobrir que Marx soltava pum de maneira inconveniente. Engels tinha mau hábito. Fidel tem uma frieira crônica que adora coçar.Também comprovam que a famosa frase que diz respeito a endurecer sem perder a ternura não passou de uma bravata. Che declara que estava pronto para fuzilar seus inimigos, sem piedade.
Essa parte mexeu comigo. Eu jurava que nas guerrilhas, principalmente nas chefiadas por Che Guevara, os inimigos eram convidados a comer uma empanada, cantar cantigas de roda e, eventualmente, renderem-se com um gostoso abraço.
Fazer o quê? A verdade sempre aparece. E, quando todas vierem à tona, as pessoas finalmente vão entender a grande farsa que foi o comunismo e a gigantesca farsa que foram seus heróis.
Carta Capital
Outubro de 2007
Israel Leal

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails