terça-feira, 16 de outubro de 2007

Morte na sessão de "Tropa de Elite"

Um homem levou um tiro e morreu numa sessão de "Tropa de Elite" em Recife

O caso aconteceu na sala 8 do cinema Multiplex no shopping Tacaruna, divisa de Olinda e Recife. Às 17:30h, ao final da sessão lotada de "Tropa de Elite", O agente penitenciário Ivison Santos, 39 anos, foi atingido por um tiro no peito. Houve correria e pânico entre os presentes. Após cirurgia na maior emergência de Pernambuco, no Hospital da Restauração, ele não resistiu e veio a óbito.
Testemunhas dizem ter ouvido dois disparos. A polícia ainda não se pronunciou sobre o caso, mas disse que haveria três hipóteses para o caso: Tiro acidental, assassinato ou suicídio, que seria o mais provável.


Hoje pela manhã, exames do Instituto de Medicina Legal revelaram que havia pólvora nas mãos de Ivson, o que caracteriza um disparo feito pelo mesmo.

Minhas dúvidas estão bem vivas quanto ao caso. É muito estranho que alguém tenha se suicidado com um tiro no peito ao final de uma seção de cinema...

Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio de Janeiro e co-roteirista do filme fenômeno nacional, que estava no recife no dia do acontecimento, lamentou o fato ter ocorrido numa seção de Cinema. Ele disse ainda que, das hipóteses levantadas pela polícia pernambucana, o pior para o filme seria o suicídio. “Se for homicídio, estamos diante de um problema de segurança pública, que é um fenômeno nacional. Se for suicídio, trata-se de um problema pessoal, relativo ao impacto emocional do filme. Por isso, o suicídio me preocupa mais”, declarou.

Rodrigo Pimentel reconheceu que, em todo o Brasil, ouviu relatos de policiais que ficaram emocionalmente abalados após assistir ao longa-metragem. “O filme traz um comprometimento emocional muito forte. Já soube de casos de PMs que abandonaram a sessão chorando”, contou. O ex-capitão do Bope, no entanto, explicou que Tropa de Elite instiga positivamente o policial e a sociedade civil. “As reações contidas nessas histórias sempre foram todas positivas. O filme faz o profissional de segurança pública meditar e refletir. Estou preocupado”, confessou.

O roteirista, contudo, deixou claro que é cedo para emitir opiniões mais conclusivas. Pimentel disse que vai informar a ocorrência do fato à direção do filme, no Rio. “Só posso dizer que é lamentável. Mas tenho certeza de que a polícia pernambucana vai investigar o que ocorreu”, pontuou.

Mesmo antes de o incidente ser desvendado pela polícia, Pimentel rechaçou que as cenas contidas no filme tenham influenciado os dois disparos deflagrados na sala de cinema. Segundo ele, o que ocorreu foi um fato isolado. “O filme não estimula a violência”, frisou. De acordo com ele, 900 mil pessoas já viram Tropa de Elite. “Um é um número muito pequeno nesse universo. É inusitado”, ponderou.

Israel Leal com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails