sábado, 27 de junho de 2009

Já metroviários entram em seu 5° dia de greve


Já os metroviários não arredam o pé e continuam a greve iniciada na última terça-feira (23). Este fim de semana será sem metrô no Recife. Enquanto durante a semana a categoria estava operando os trens nos horários de pico, no fim de semana a parada é geral.

O reajuste reivindicado é de 12,5%. Leia a nota divulgada ontem pelos grevistas:

Resultado da reunião no Ministério Público do Trabalho entre CBTU/Rec e Sindmetro-PE

Na reunião realizada por volta das 10h, desta sexta-feira, dia 26/06, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, na Rua 48, 600, no Espinheiro, que contou com a presença de representantes da CBTU/Rec e uma comissão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), o Ministério Público do Trabalho se julgou incompetente para interferir na greve dos trabalhadores do metrô. Ou seja, a paralisação continua mantida por TEMPO INDETERMINADO e o esquema de funcionamento dos 30% do efetivo durante a greve permanece sob a coordenação da CBTU/Rec (Metrorec).

Após este encontro, a categoria vai analisar o que foi debatido em assembleia que acontece às 18h de HOJE (26/06), na Praça Milvernes Lima, ao lado a Estação do Metrô do Recife, no centro da cidade. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) também já foi acionado e deve marcar em breve uma reunião entre ambas as partes.

Os metroviários reivindicam um reajuste de pelo menos 12,5% para um acordo anual, adicional noturno em 50%, percentual pago por horas extras, ampliação do plano de assistência médica e odontológica e manutenção das conquistas. Aproximadamente 1,3 trabalhadores aderiram a paralisação que acompanha o movimento grevista nacional. Cerca de 215 mil passageiros que utilizam o serviço diariamente devem ser afetados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails