quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Kamen Rider Black - 20 anos!


Há exatos 20 anos, ia ao ar no Japão o 1º episódio do Rider símbolo do gênero nos anos 80! Não vou aqui falar especificamente da série porque estaria chovendo no molhado! Então, o que posso fazer? Bom, esse vai ser um tópico bem subjetivo, se é que vou conseguir transcrever em palavras as sensações que tenho por esta série preterida em meu coração!

Melhor começar pela 1ª vez que vi a série, lá pelos idos de 91 na amada Manchete! Para quem estava acostumada a ver heróis com armaduras reluzentes e cheios de aparatos, ver um herói com cara de gafanhoto foi, no mínimo, repugnante! Ainda bem que não deixei levar pela "capa" do livro e resolvi assistir! Assistir? Na época, Black passava às 11:30 da manhã, o que significava para mim horário de tomar banho. Resumindo, normalmente só conseguia ver o "iníciozinho" e o "finalzinho" de cada episódio, ou seja, perdia toda a história! Só conseguia ver um episódio completo quando era feriado ou quando estava de férias. Lembro-me que a 1ª vez que consegui ver o 1º episódio completo, estava na casa da minha falecida avó, numa televisão pequenininha, mas deu para sentir todo o suspense e emoção dele. Também pudera, o episódio foi dirigido por uma das lendas do universo tokusatsu. Lembro-me também que a 1ª idéia que me veio era de que o Kamen Rider viria salvar o Issamu, mas para minha surpresa, ele era o próprio Kamen Rider (lembrando que a abertura dos Kamen Riders não mostram quem será o herói...). É difícil dizer o que mais me fascina na série; será que é a ação, suspense ou o drama? Será que é o modo como são vistos os homens, com todos os seus defeitos e fragilidades? Será que é o otimismo de nosso herói, mesmo tendo uma missão tão difícil, um enorme fardo? Será que é pelo mistério insolucionável e especulatório de Shadow Moon? Será que é o envolvimento que ela nos traz, a ponto de também temermos o fato inevitável e assim como ele, também querermos evitar? Será que é pela sua coragem? Será que é porque ele enfrenta tudo praticamente sozinho, fazendo-nos ter a vontade de também lutarmos a seu lado? Puxa, é muita pergunta para se poder responder... Nunca para mim foi fácil e mesmo hoje e talvez nunca seja definir a razão! Na verdade, creio que a cada vez que assisto, acabo descobrindo uma nova razão para curtir mais e mais! E olha que assisto muitas vezes! Na verdade, é uma das poucas séries que acompanho sem cansar, juntamente com Changeman!





É uma pena não poder agradecer ao velho Ishinomori pela grande obra que fez, que marcou muito a minha vida! Mas, dá para agradecer a Toei, ao Tetsuo Kurata, ao Jiro Okamoto, a Everest Vídeo, a Álamo, a Manchete! Se fosse elencar todo mundo iria ficar muito grande o tópico! E este tópico não é digno da data tão histórica quanto essa! Quem sou eu... É o mínimo que posso fazer! Mas, nem parece que tem 20 anos! Parece tão atual! Afinal, mais do que um herói, Kamen Rider Black virou uma lenda! E como dizia o narrador em quase todo final de episódio: Black Kamen Rider é um homem mutante! Mais uma vez a sua ira e tristeza detem os planos dos desleais Gorgom e ele prossegue a sua luta hoje e sempre! Avante, Issamu Minami! Lute, Black Kamen Rider!

Fonte: Comunidade Black Kamen Rider no Orkut

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails