sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Taxa de desemprego diminui na Região Metropolitana do Recife

Construção civil continua sendo o setor que mais gera vagas no Estado

A Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Dieese, apresentou os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), na Região Metropolitana do Recife (RMR), referente ao mês de outubro de 2009. Os dados mostram que a taxa de desemprego total caiu entre setembro e outubro, passando de 19,7% para 19,2%. Esse resultado decorreu do comportamento das taxas de desemprego aberto que caiu de 12,0% para 11,8% e a de desemprego oculto de 7,7% para 7,4%. O contingente de desempregados na RMR foi estimado em 341 mil pessoas

O estudo demonstra que em outubro, o nível de ocupação na RMR registrou aumento de 1,6% e o contingente de ocupados foi estimado em 1.434 mil pessoas, 22 mil a mais do que em setembro. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento na Indústria de Transformação (3,0%), nos Serviços (1,3%), na Construção Civil (8,7%) e no agregado Outros Setores (2,5%) - composto pelo trabalho doméstico e outras atividades não definidas; e redução no Comércio (1,1%).

"Os números demonstram que a construção civil vem alavancando a geração de emprego no Estado. Muito se deve as obras estruturadoras e os grandes investimentos governamentais, que tem muito peso na economia de Pernambuco. Mas não podemos esquecer, claro, do setor imobiliário que também é muito forte aqui na Região Metropolitana do Recife", explica o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães.

Ainda em outubro, a taxa de participação (indicador que expressa a proporção de pessoas com 10 anos ou mais incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas) passou de 53,5% para 53,7%. A geração de 22 mil ocupações, número superior à entrada de 16 mil pessoas no mercado de trabalho da Região, resultou na redução de 6 mil pessoas do contingente de desempregados. A População Economicamente Ativa foi estimada em 1.775 mil pessoas

Entre as cinco capitais e o Distrito Federal, pesquisados pela PED, nos meses de setembro e outubro, a taxa de desemprego total diminuiu em todas. Belo Horizonte tem uma taxa de desemprego de 10%, Salvador de 18,7%, Porto Alegre 10,4%, São Paulo 13,2% e Distrito Federal 15,1%.
Fonte: Condepe/Fidem

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails