sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comemorando 20 anos, Companhia Independente de Operações Especiais realiza palestra na Livraria Cultura do Recife

Fazendo parte das comemorações dos 20 anos de atuação militar da 1ª CIOE - Companhia Independente de Operações Especiais da PMPE, informamos que ocorrerão duas atividades representativas.

No dia 16 de dezembro, às 19:00 horas, na livraria Cultura haverá uma palestra aberta ao público sobre o livro; “1ª CIOE – Vitae Defensor”, escrito pelo jornalista, fotografo e pesquisador de assuntos de defesa Valter Andrade, o livro contém entrevistas e centenas de fotografias do cotidiano dos homens de operações especiais da PMPE.

Além disto, ocorrerá durante a palestra uma exposição de equipamentos e armamentos do grupo de elite da PMPE.

E no dia 17 de dezembro às 09:00 horas da manhã haverá uma solenidade militar no clube dos oficiais da PMPE/CBMPE situado na avenida João de Barros, ao lado do Comando Geral do corpo de Bombeiros.

Na ocasião será demonstrado para os presentes uma das diversas ações possíveis de serem executadas por esta unidade especializada, Com uma simulação de negociação e resgate de reféns de um veiculo coletivo.

Um pouco sobre a 1ª CIOE

A 1º CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais) da PMPE, criada através do decreto estadual nº 14.147 de 18 de dezembro de 1989.

A polícia Militar de Pernambuco passou então a contar com uma unidade especial, treinada para atuar em missões de alto risco, nos moldes das SWAT (Special Weapons and Tatics) americanas. Ao longo dos anos este grupo tornou-se cada vez mais especializado, seja através de intercâmbios com unidades irmãs, ou pelo treinamento constante de seus integrantes.

Hoje a 1º CIOE esta capacitada para operar em qualquer região do estado, ou até fora quando solicitada, também prepara e qualifica membros da PMPE, e até mesmo das forças armadas brasileiras, como foi feito com tropas do Exército brasileiro enviadas para força de paz no Haiti.

Gozando de respeito e admiração esta unidade é uma referência dentro da corporação, mas ainda é pouco conhecida do grande público pernambucano, que muitas vezes a confunde com o GOE (Grupo de Operações Especiais), da Polícia Civil, que atua em missões de inteligência e investigação.

Informações:
andrademartinss@gmail.com
tel.: (81) 9446-9067
(81) 9408-2023

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails