quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A terra agoniza: Terremotos assustam no Nordeste e matam no Caribe

Parecia uma premonição. Há dois dias, quando quatro Estados nordestinos sacudiram com um abalo sismico de 4 graus na Escala Richter, ninguém pensaria que aquilo era o prólogo de uma catástrofe. Aqui no Recife, dois prédios do centro da cidade tiveram de ser evacuados no horário de almoço naquerle dia 11 de Janeiro. Ceará, Paraíba e, principalmente, Rio Grande do Norte (que no sábado, dia 9, já havia sofrido um tremor menor), também sentiram o tremor. Felizmente, não houve o registro de feridos. Mas, como que um aviso do que viria pela frente, o pior parecia estar guardado para alguns dias depois em outras terras.

O terremoto de magnetude 7 que destruiu o Haiti, pode ser uma das maiores catástrofes naturais que o planeta ja viu. Milhares de pessoas estão mortas ou desaparecidas. Não há vagas nos poucos hospitais que sobraram de pé na ilha do Caribe. O palácio presidencial, a sede das Nações Unidas, a universidade da capital Porto Prícipe, hotéis e presídios vieram abaixo. O clima é de total desespero.

Veja algumas das primeiras imagens da situação do Haiti após o terremoto:



O Brasil, que tem tropas das Forças de Paz da ONU atuando no país há mais de cinco anos, já confirmou 12 mortes, sendo 11 militares e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Sobre Zilda, o presidente da Câmara Federal, Michel Temer, emitiu uma nota lamentando a morte trágica da brasileira. Confira:

"A morte de Zilda Arns deixa milhões de órfãos no Brasil. Não só os integrantes de sua família, mas também os muitos filhos adotados por ela em seu trabalho na Pastoral da Criança e na Pastoral do Idoso. Zilda Arns tornou-se sinônimo de doação em sua luta pelos mais carentes, em seu combate diuturno à mortalidade infantil e na busca pela melhoria da vida do povo.
Incansável em sua luta, ela foi vítima de acidente durante missão no Haiti, onde ajudava o povo haitiano e levava auxílio a um dos lugares mais pobres do mundo. Seu amor ao próximo não tinha fronteiras.

O Brasil lamenta essa perda irreparável. Transmito minha solidariedade à família e aos milhões de filhos adotados por Zilda Arns
."

Michel Temer
Presidente da Câmara dos Deputados

O planeta segue agonizando e os humanos pagando caro a alta conta a ser acertada com a natureza. Infelizmente essa não é a ultima vez que isso vai acontecer...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails