quarta-feira, 10 de março de 2010

ADVOGADO DEFENDE DEMOCRACIA SEM POLÍTICOS PROFISSIONAIS NOS 25 ANOS DA NOVA REPÚBLICA

Dia 15 de março é o marco da Nova República, que - nesse ano – marca os 25 anos da redemocratização do Brasil. Com eleições diretas e poderes independentes, a reflexão sobre o exercício da democracia em todo o mundo passa pela Democracia Pura.

A Democracia Pura é discutida desde a Antiguidade como modelo de governabilidade, sem políticos profissionais, mas como uma forma de governo com efetivo poder do povo, sem intermediários, desde que pessoas comuns possam participar das decisões máximas da sociedade e exercer cargos de chefias administrativas e judiciárias, por sua vontade e mérito, independente de ingerências pessoais, políticas, religiosas e sindicais. Esse autogoverno se daria através de sistemas de escolhas dos cidadãos voluntários para atuar num Conselho de Cidadãos, seja por sorteio ou algum tipo de concurso.

O advogado e filósofo J. Vasconcelos, autor do livro “Democracia Pura” (ed. Nobel), defende que o Brasil tenha um Conselho de Cidadãos para fiscalizar os poderes executivo, legislativo e judiciário para evitar corrupção, desmandos, aplicação da lei diferente para classes de cidadãos; enfim, uma comissão de vigilância.

“Não será nas próximas duas ou três gerações que teremos a implantação da Democracia Pura, mas é preciso semear a reflexão da necessidade de aprimorar conceitos da vontade popular, usar a extraordinária ferramenta de disseminar ideias pela internet, de usar a massa de internautas para implantar- em nível mundial – a democracia pura em substituição da democracia representativa”, esclarece o Prof. Vasconcelos.

“Faz 25 anos que a Nova República foi implantada, o Brasil consolida sua democracia representativa e passará por mais uma eleição direta para presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores. Os escândalos de corrupção e má versação do dinheiro público podem ser evitados se houver esse Comitê de Cidadãos para fiscalizar e denunciar ações inadequadas aos interesses do povo”, explica Prof. Vasconcelos.

A Democracia Pura pode ser um sistema comum de governabilidade com a possibilidade de ter um futuro com mundo sem fronteiras, com defesa de interesses comuns da humanidade e a internet como ferramenta de integração.

Com informações da assessoria

Um comentário:

Fábio Tomaz disse...

Olá Israel!
Meu nome é Fábio Tomaz e nos últimos anos venho pesquisando a relação da política com a democracia. E por meio da internet pude encontrar seu blog. acredito que essas últimas eleições refletiram o o descontentamento do povo com os políticos e o despreparo dos próprios políticos como foi o caso do "palhaço Tiririca" o mais votado no Brasil.Outro absurso é ver políticos fichas sujas tentando a todo custo participar do processo eleitoral indo contra o que o povo memsmo decidiu, ficando claro que não são representantes do povo, mostraram que só pensam neles mesmos.
Com o advento da internet, sms, etc, acredito que a população podeia "em alguns casos" exercercer a verdadeira democracia, participando diretamente das decisões e rumos do Brasil, sei que ainda exitem pessoas excluídas nesse processo, mas com o crescimento da tecnlogia isso será resolvido. Tenho buscado meios legais para implantar esse projeto e percebi que temos alguns pontos em comum com a minha idéia, acredito que possamos trocar informações para melhorar nosso país.

Boa sorte!
Fábio Tomaz (fabiomatufrj@gmail.com)

Related Posts with Thumbnails