sexta-feira, 5 de março de 2010

Ciro afirma que Educação precisa de choque de mérito

Pré-candidato à Presidência da República defende um enorme projeto de capacitação do magistério, com prêmios para professores com bom desempenho

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), pré-candidato à Presidência da República, disse ontem que a Educação no Brasil precisa de um choque de mérito. Ele afirmou que é preciso fazer um enorme projeto de reciclagem e treinamento do magistério e premiar por mérito aqueles que conseguirem atingir um bom desempenho não só na sua própria avaliação, mas também na dos seus alunos.

Segundo o deputado, hoje, o grande desafio na Educação é fazer com que as escolas estejam de acordo com as exigências sofisticadas do mercado de trabalho, "que a nova economia, a economia dita globalizada, está pedindo".

Ciro Gomes afirma que a escola brasileira ainda está montada numa base antiga, atrasada. "E isto faz com que a escola se torne chata, desagradável ao aluno, e por ser assim, com índices de repetência e de evasão escolar, para os quais apresenta soluções absurdas, como a promoção automática, descomprometendo-se completamente com o mérito, com a qualidade do que se ensina".

O deputado destaca que a grande tarefa do governo federal, dividindo as responsabilidades com os estados e municípios, é fundar a nova base da pedagogia brasileira. Ele explica que o Brasil precisa criar um programa especial de formação de professores de matemática, de física, química, e biologia "porque estas quatro disciplinas são as bases da tecnologia, que, por sua vez, é a base do processo da nova economia".

Na opinião de Ciro Gomes, tudo o que importa na nova economia começa numa boa formação nestas disciplinas. "O Brasil precisa fazer um programa de formação de professores, que hoje nós não temos, um programa onde o professor não seja um mero portador e comunicador de informações postas, o que interessa é uma pedagogia que ensine a pensar".

Ciro Gomes diz que o Brasil também enfrenta problemas na área de acesso escolar. Segundo o pré-candidato à Presidência da República, só 10% da população têm nível superior e o Brasil é um dos último países do mundo neste ranking. "Nós precisamos ir pelo menos à média mundial de 1/3 das pessoas com acesso ao nível Superior. Sem contar que no Ensino Médio nós temos problemas gravíssimos de acesso à escola e qualidade do que ensino".

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails