segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entidades da Construção Civil apontam crescimento para 2011


Empresas e entidades de diversos segmentos da construção civil acreditam na continuidade da boa fase econômica e acreditam no crescimento do setor para 2011. Uma pesquisa realizada pelo SindusCon-SP - Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo e pela FGV- Fundação Getúlio Vargas- revela que o PIB da construção civil deverá crescer 6% neste ano. Os aumentos do emprego formal, de investimento público e de crédito imobiliário foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor.

Recentemente, a Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção revelou uma pesquisa que aponta investimentos para a área de infraestrutura em equipamentos de, aproximadamente, R$ 1,3 trilhão até 2016. O relatório analisou mais de 9.500 obras, em fase de planejamento ou execução, em todo o território nacional. Para o ano que começa, as previsões continuam otimistas - embora o país deva registrar um crescimento menor. “A economia vai crescer menos em 2011, algo em torno de 5%, mas isso não é necessariamente ruim. Nesse ritmo, estimamos a criação de cerca de 2 milhões de postos este ano”, afirma o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sérgio Mendonça.

Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou um estudo para a CNT - Confederação Nacional do Transporte que revelou a necessidade de investimentos de mais de R$ 180 bilhões em obras de infraestrutura. Os gastos foram divididos em três grupos: recuperação, adequação e duplicação; construção e pavimentação; e obras de arte (túneis, pontes e viadutos).

Em 2011, os empresários continuam apostando no crescimento de investimentos em infraestrutura, do crédito e dos lançamentos para a baixa renda. No entanto, aumentou a preocupação com a questão da mão de obra, que deverá ser uma das maiores dificuldades para a sustentação do crescimento. Segundo Eduardo Zaidan, diretor de Economia do SindusCon-SP, as construtoras planejam para 2011 investimentos em novas tecnologias, equipamentos, softwares, industrialização, gestão, qualidade – enfim, tudo o que eleve a produtividade na construção.

Todo esse otimismo refletiu diretamente no sucesso de comercialização da primeira edição da Brazil Road Expo – Feira Internacional de Tecnologia em Pavimentação e Infraestrutura Viária e Rodoviária. A feira contará com 170 expositores nacionais e internacionais e será realizada de 04 a 06 de abril, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

As feiras constituem-se hoje como um dos mais importantes canais de relacionamento para os negócios, pois é onde os compradores, os vendedores e os produtos se encontram fisicamente. “A Brazil Road Expo promete fomentar o mercado de infraestrutura brasileiro e sul-americano”, afirma Guilherme Ramos - diretor comercial do evento. “Uma feira dessa magnitude não se faz apenas com exposição de equipamentos, produtos e serviços, mas com grande conteúdo técnico, por isso a importância de ter o apoio das principais entidades do setor de infraestrutura viária e rodoviária”, completa Ramos.

A Organizadora

A Quartier é uma empresa brasileira e que conta com uma equipe de profissionais experientes e especializados na organização de eventos nacionais e internacionais. Guilherme explica que além da Brazil Road Expo, outros segmentos também estão sendo estudados pela empresa e, possivelmente, mais um seja lançado ainda esse ano.

Serviço
Brazil Road Expo 2011
Data: De 04 a 06 de abril de 2011
Local: Expo Center Norte- São Paulo
www.brazilroadexpo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, vi este blog e simpatizei mesmo muito,estou ver que tás a maravilhar bem!
Vai em frente com o a tua página!
Au revoir

Related Posts with Thumbnails