quarta-feira, 20 de junho de 2007

Futebol de Pernambuco


Crônicas do Futebol Pernambucano


É certo que, neste momento, nem o Náutico, nem o Sport e nem o Santa Cruz brigam por título no brasileirão. Mas a campanha “vergonhosa” dos times pernambucanos nos campeonatos brasileiros das séries A e B deve ser analisado com maior cautela.

Os empates de Sport (2 a 2 contra o América/RN) e Santa Cruz (2 a 2 contra o São Caetano/SP) em casa na última rodada, foram sim um péssimo resultado para quem almeja alguma coisa, ainda mais num campeonato disputado por pontos corridos como é a 1º e a 2º divisão do Campeonato Nacional. Mas não é o fim do mundo! Os times não perderam em suas casas e acumularam 1 ponto que será precioso no futuro. Erros foram cometidos, e em cima deles acertos virão.

Já a derrota do Náutico (com direito a pênalti perdido do Dodô e a frango histórico sofrido pelo goleiro botafoguense) era totalmente esperada. Não por que a gente espera derrotas fora de casa. De forma alguma. Mas a equipe carioca está jogando o melhor futebol do Brasil na atualidade e não a toa é o líder da série A, com 5 pontos de vantagem sobre o vice-líder Corinthians.

E que não seja feitas semelhanças entre as campanhas de Náutico e Sport com a do Santa no ano passado. O time coral passou dez rodadas sem vencer. Este ano o Timbú e o Leão já derrotaram os todos poderosos São Paulo e Santos respectivamente.

Deve-se também avaliar as condições do futebol no Nordeste. Na 1º divisão, por exemplo, os três últimos colocados são os três times nordestinos. No sul, as equipes são bem mais estruturadas e apoiadas, o que dá muita vantagem a esses clubes. Nesse caso, a CBF deveria agir e não permitir que os únicos representantes do Nordeste sejam rebaixados, seja por meio de algum regulamento, seja por meio de ajuda financeira.

O que não pode acontecer é o esvaziamento dos estádios pernambucanos que estavam pintando entre as melhores médias de público do país. O torcedor precisa apoiar seu time seja para ser campeão, seja para fugir do rebaixamento. O programa “Todos com a Nota” do governo do estado ta aí. Foi uma jogada fantástica que deve ser usada para aproximar o torcedor do seu time do coração.

Vamos torcedores pernambucanos! A esperança é a última que morre! Avante Leão, Timbú e Coral!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails