sexta-feira, 6 de junho de 2008

CIOE: A Tropa de Elite de Pernambuco

CIOE: A Tropa de Elite de Pernambuco



Baseados na mata do Jiquiá, Zona Oeste do Recife, homens da Polícia Militar de Pernambuco treinam para a perfeição. A 1° Companhia Independente de Operações Especiais, a CIOE, só é acionada em último caso, para as mais difíceis missões. Embora a qualidade que lhes é exigida os confunda com máquinas, e seu maior símbolo, uma adaga encravada em um crânio, passe uma mensagem brutal, estes homens de Operações Especiais – operadores táticos, como são chamados, ou “Caveiras”, como são conhecidos – se revelam humanos como qualquer outra pessoa.
Segundo o ex-comandante da CIOE, MJ. Valter Benjamin, em quesito de operações especiais, a CIOE no Brasil só está atrás do BOPE, que é considerado um dos melhores grupos de operações especiais do mundo. Isso ficou bem claro em 2005, quando o grupo do exército brasileiro que serviu no Haiti, como Força de Paz da ONU, foi treinado pelos homens da 1° Companhia Independente de Operações Especiais.
No Estado, a Companhia equivale ao BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), no Rio de Janeiro, que ficou mundialmente conhecido depois do premiado filme Tropa de Elite, de José Padilha. Cerca de 150 homens se dividem em três turnos para o aquartelamento. A rigidez dos treinamentos é para simular a mais difícil situação, pois é preciso enfrentar o perigo, a tensão, o medo e, às vezes, até fome e sede nas simulações para que nada dê errado na realidade. (confira um trinamento de invasão tática com uso de explosivos no vídeo a cima)

Pré-requisito: o curso

Antes mesmo de se submeterem aos duros treinos da Companhia, para integrar a CIOE, os soldados da PM devem ser submetidos a um curso que leva suas condições físicas e mentais ao extremo. O Curso de Operações Especiais tem o objetivo de selecionar apenas os mais fortes e capacitados para enfrentarem os perigos reais que levam ao limite entre a vida e a morte.
Segundo o operador tático C.L., poucos dos que fazem o curso terminaram todo o programa. Entre o roteiro do treinamento, que dura cerca de 90 dias, estão conhecimentos básicos de policiamento, técnicas de primeiros socorros, mergulho, rapel, manuseamento de explosivos e armas, operações com animais peçonhentos, elementos de guerra psicológica e sobrevivência em regiões inóspitas como caatinga e florestas. “É duro e violento mesmo. Como pode ser visto no filme. Ali só há três caminhos. Agüentar até o final, desistir ou morrer…”, Explica C.L., fazendo menção às cenas violentas do Curso de Operações Especiais mostradas em Tropa de Elite.

Família e Trabalho

Além da guerra urbana combatida no dia-a-dia, esses soldados precisam enfrentar uma outra batalha em seus lares: o relacionamento com a família. Em seus momentos de confinamento, se apegam na amizade e no companheirismo para tentar amenizar a saudade.
Com o ingresso na CIOE também vêm os problemas. Em todas as missões o nível do estresse é muito alto por conta da incerteza da volta pra casa. O operador tático G. explica que nem a compreensão dura para sempre: “É muito difícil manter qualquer relação conciliando-a com nosso trabalho. Infelizmente, depois que cheguei à CIOE, minha família acabou!”, frisou.
Apesar disso, o dever de proporcionar a segurança à sociedade sempre fala mais alto. Mesmo com a baixa remuneração comparada ao nível de perigo enfrentado nas missões, nenhum operador tático está na CIOE por obrigação. O operador tático A.V.F., um dos mais antigos na companhia expressa bem o sentimento de amor à sua família e de determinação em seu trabalho: “Para sair de casa e realizar o trabalho bem, é necessário deixar a família bem. Tanto no estado psicológico, quanto no financeiro. Nossa estrutura é nossa família. Se estivermos seguros e de bem com nossas famílias, a operação é realizada com êxito… Sei que o trabalho é perigoso, mas só vou parar no dia em que eu morrer, quando eu me tornar uma caveira de verdade”.

3 comentários:

Anônimo disse...

você fez um excelente trabalho,devemos valorizar o que temos de bom em nosso estado e os caveiras são os melhores no que fazem.futuramente serei um tambem.por que muitos podem ser a policia da elite ,mas poucos poderam ser da elite da policia....caveiras!!!

Sd Crespo disse...

Sd Crespo do BpChoque: A Polícia Militar de Pernambuco representada pela Companhia de Operações Especiais ( os Caveiras )são os melhores não só do Brasil e sim do mundo, sendo referência capacitam policiais daqui e de outros estados, e os que conseguem concluir o curso saem sim com o verdadeiro conhecimento técnico e tático completo de ser um Policial de Operações Especiais pronto para qualquer adversidade que surgirem pela frente. Os CAVEIRAS que componhem a CIOE estão de parabéns pelos os bons serviços prestados a sociedade Pernambucana e lá no fundo existe um lugar guardado afinal tive uma curta experiência e só eu sei o que estou dizendo e sentindo. Um forte abraço e até uma outra oportunidade.

Anônimo disse...

Não depreciando mas sim enaltecendo o trabalho do BOPE do Recife, só tenho a dizer que no meu entender o BOPE (PM) e o CORE (P. Civil) ambos do RJ, possuem mais experiência em campo o que lhes dá certa vantagem.

Abraço.

Caveira.

Related Posts with Thumbnails