segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais

Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas do Brasil no tema, faz um raio-X das campanhas políticas contemporâneas


O que as pessoas levam em conta na hora de votar? Por que alguns candidatos conseguem se conectar com o eleitorado e outros não? No ano em que o Brasil comemora 20 anos de eleições presidenciais, essas e outras perguntas são respondidas neste livro por Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas brasileiros em marketing eleitoral.

Com participação em 76 campanhas, sendo três delas presidenciais, o autor combina aqui uma vasta pesquisa com análises acuradas dos elementos e circunstâncias que influenciam as corridas eleitorais. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais é um livro que revela mais do que a razão: esclarece os sentimentos que dão as cartas nas eleições e explica o funcionamento das campanhas políticas, eventos que mobilizam milhões de pessoas e monopolizam a atenção da opinião pública, mas continuam sendo um mistério para a maioria da população.

É um livro que vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. “Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas”, escreve o autor.

Em Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, Lavareda trata dos aspectos mais relevantes das campanhas políticas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.

Um dos capítulos trata especificamente daqueles que costumam ser as principais “armas” dos candidatos, os comerciais de TV. E, além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado “neuromarketing” e está mudando a dinâmica das eleições.

Sobre o autor:

Antonio Lavareda é bacharel em direito (UFPE) e jornalismo (Unicap), mestre em sociologia (UFPE) e doutor em ciência política (Iuperj). Foi professor e coordenador do mestrado em ciência política da UFPE e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia (Berkley). Atualmente, é diretor-presidente da MCI- Estratégia, sediada em Brasília, e presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Já publicou os livros Representação, Legitimidade e Crise Política (Ed.UFPE); Poder e Voto (Massangana); A Vitória de Arraes (Ed. Inojosa); Democracia nas Urnas (Revan), que é leitura sugerida na seleção ao curso de pós-graduação em política da USP; e Partidos no Pós-Guerra (Ed. UFPE).

Título: Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais
Autor: Antonio Lavareda
Editora: Objetiva
Preço: R$ 44,90
Páginas: 312

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi gente!apreciei muito o vosso fórum!
Deem uma espreitadelano meu website em http://www.isabellemercier.pokersemdeposito.com/
, sobre Poker texas Holdem!
Au revoir

Related Posts with Thumbnails