sexta-feira, 23 de julho de 2010

Documentário "O Mundo Global Visto do Lado de Cá" propõe uma nova globalização

O documentário “Encontro com Milton Santos” ou “O Mundo Global Visto do Lado de Cá” (Brasil, 2006, 89 min - Direção: Silvio Tendler) com a direção de Silvo Tendler, mostra embates polêmicos como o humanismo x consumo, desigualdade social. mas o principal enfoque é a crítica sobre a globalização baseado no pensamento do geógrafo brasileiro Milton Almeida dos Santos, autor do livro “Por uma outra globalização”,onde propõe uma outra globalização que não seja regida pelo capital financeiro.

No decorrer do documentário o processo de globalização é tratado sobre vários aspectos, considerando a existência de três mundos num só; o primeiro seria ver o mundo tal como nos fazem ver, o segundo - ver o mundo tal como ele é, e o terceiro - ver o mundo como ele pode ser “Uma outra Globalização”.

Milton Santos discursa sobre a questão da privatização da água. Critica as transnacionais da água que usam o discurso de que “privatizar a água é um meio de investimento contra a pobreza”. Nesse conexto, surge a questão "onde a água é um bem econômico ou um bem comum?", discutida no Fórum Mundial da Água em Kioto.

Outra questão bastante discutida foi os ruídos na comunicação, contudo a mídia é tratada como a “Fábula da Globalização”, ou seja a alienação causada pelos ruídos da mídia. Porém há as formas de combate aos ruídos causados pela Grande Mídia; por documentários como este, por músicas que tratam da realidade da comunidade, filmes caseiros, entre outros. Que por suas idéias e práticas, venham inspirar o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.

Por fim avalia-se os movimentos populares que tem o papel frear os efeitos da globalização e seu dimensionamento. Os movimentos populares tem ganhado força, à paritr do momento em que a globalização proporciona uma sensação de incapacidade de união e o povo se une, é o primeiro passo para o processo por uma nova globalização.

Por Dannyele Leal

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails