sexta-feira, 8 de outubro de 2010

10/10/10: Dia Global de Soluções Climáticas. Marque na agenda!

Milhares de pessoas em mais de 160 países mostram que as soluções para sair da crise climática já existem; cerca de 50 atividades acontecem no Brasil

A data já está marcada há meses. Agora, faltam apenas 03 dias para o Dia Global de Soluções Climáticas. Mais de 3.500 eventos estão em fase final de preparação em mais de 160 países para transformar o dia 10/10/10 em uma grande celebração, onde milhares de pessoas vão mostrar que as soluções para sair da crise climática já existem. E são possíveis! É só querer.

No Brasil, mais de 50 atividades estão planejadas em dezenas de municípios de norte a sul do país. Em São Paulo, atividades como passeio ciclístico, artes, caminhadas, shows, atividades lúdicas se espalham por diversos pontos da cidade. No Rio de Janeiro, quem estiver passeando por Ipanema receberá uma máscara (de médico) e uma sombrinha. Os participantes se espalharão pela orla e se unirão ao som dos jovens batuqueiros do projeto social de uma comunidade carente.

Das Filipinas à Califórnia, da Alemanha às ilhas Maldiva, milhares de pessoas vão arregaçar as mangas para plantar árvores, instalar painéis solares, organizar bicicletadas ou concertos de hip-hop para mostrar que já existem caminhos para sair da crise climática. “Nem mesmo o fracasso de Copenhague, no ano passado, fez com que elas desistissem de um futuro com energias limpas e renováveis. As soluções climáticas existem e são possíveis. E todos nós, juntos, vamos mostrar como!”, afirma Paula Collet, coordenadora da 350.org no Brasil.

O Dia Global de Soluções Climáticas é uma iniciativa da 350.org, uma campanha global de mobilização publica 100% focada na questão climática. “Queremos que as pessoas se lembrem do 10/10/10 como o dia em que o mundo colocou suas diferenças de lado e se uniu por um futuro sem mudanças climáticas”, diz Bill McKibben, escritor e ambientalista americano e fundador da 350.org. “As atividades foram planejadas em torno de coisas práticas que cada um pode fazer para mostrar que as soluções para sair da crise climática já existem. E que nós já estamos fazendo a nossa parte. Falta agora que nossos líderes políticos façam o mesmo!”.

As atividades no dia 10/10/10 vão começar com os primeiros raios de sol nas remotas ilhas do Pacífico e continuarão durante todo o dia até o pôr do sol na costa do Havaí, nos Estados Unidos. No ano passado, o Dia Global de Ação pelo Clima produziu um mosaico de rostos, cores e movimentos, com mais de 5.200 eventos em 182 países, no que a CNN chamou de “dia de maior ação política na história do planeta”. Confira:


Apoio: Planeta Voluntários
Mais informações:
Site Oficial: http://world.350.org/brasil

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails