sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fotógrafo é ameaçado por agentes da Receita Federal no Recife

O fotógrafo do Jornal do Commercio, Guga Matos, foi coagido, constrangido e ameaçado no exercício da função profissional, ao cobrir, na manhã da última quinta-feira (7), uma pauta sugerida pela Polícia Federal sobre a “Operação contra o contrabando”, que está sendo realizada em parceria com a Receita Federal.

Ao fotografar momentos da operação, Guga Matos foi interpelado por uma mulher e um homem que vestiam coletes da Receita Federal. Eles exigiram que o fotógrafo apagasse as fotos realizadas.

Guga Matos ainda tentou contornar a situação, afirmando que eles não se preocupassem, pois ele estava ciente do direito à imagem, e assegurando que esse direito não seria violado. Os agentes, entretanto, continuaram exigindo que ele mostrasse as fotos e as apagasse. Um dos agentes chegou a ameaçar o fotógrafo, dizendo que Guga Matos sabia o que aconteceria se as fotos fossem divulgadas.

Depois de um certo tempo, durante o qual o fotógrafo continuava a ser abordado pelos agentes, sem que qualquer pessoa interferisse a seu favor, o assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro, foi chamado. Guga Matos relatou o ocorrido, mas os agentes desmentiram que o tivessem ameaçado. O fotógrafo disse ter passado por uma situação de muito constrangimento.

A notícia foi divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, o SinjoPE, que ainda declarou que "repudia veementemente qualquer ação que venha a constranger um profissional no legítimo exercício da função e espera que a Polícia e a Receita Federais investiguem o ocorrido e tomem providências para que outros profissionais do Jornalismo não sofram esse mesmo tipo de coação e ameaça".

Vale lembrar que o SinjoPE está sob nova direção. Ao que parece a nova diretoria vem se esforçando para criar laços mais estreitos com a categoria.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails